O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Promoção da Igualdade Racial (Seadpir), realiza nesta quarta-feira, 20, diversas as ações em comemoração ao Dia da Consciência Negra.
O ato de celebração em homenagem ao líder Zumbi dos Palmares e às conquistas e valorização da cultura negra chega ao Estado do Acre em sua 9ª edição, desde 2005 envolvendo a sociedade civil e estruturas governamentais.
O coordenador do Departamento de Promoção da Igualdade Racial (Dpir), Ogan Arimatéia, relata que atividades como exposições, palestras e apresentações culturais farão parte da programação, que se iniciará às 17 horas na Rua da África, localizada na cabeceira da passarela Joaquim Macedo, no Segundo Distrito da capital.
“Convidamos a comunidade para celebrar o movimento negro com cultura afro-brasileira, como tambores, samba, capoeira e muita reflexão sobre a nossa contribuição histórica para a formação do povo e da cultura nacional”, afirma Arimatéia.
O psicólogo do Dpir, Anderson Martins, afirma que o evento reforça a relação entre o movimento negro e os órgãos que realizam a promoção da igualdade racial, construindo um mecanismo para que a sociedade tenha acesso às políticas públicas oferecidas pelo governo e prefeitura.
“Com a articulação do Dpir, as cidades de Sena Madureira, Senador Guiomard, Assis Brasil, Xapuri, Brasileia, Tarauacá, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul realizam simultaneamente, às 17 horas, atividades em alusão à data”, relata.