Seinfra e Sesacre unem forças para instalação de tomógrafo em Cruzeiro do Sul

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento (Seinfra) e a Secretaria de Saúde (Sesacre), anunciaram, nesta quinta-feira, 30, a união de forças para a instalação do novo equipamento de tomografia computadorizada no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul.

Espaços estão sendo adequados para receber novo equipamento. Foto: Diego Gurgel/Secom

A Seinfra está responsável pela instalação elétrica, avaliada em torno de R$ 670 mil, que redimensiona no hospital todo o sistema de cabeamento, uma vez que a estrutura anterior não comportava o novo tomógrafo, o aparelho de raio-x e a usina de gases.

O tomógrafo vai substituir o antigo, que estava em uso há mais de 15 anos. Para o novo equipamento, uma nova sala, seguindo todas as normas de segurança. O dispositivo, hoje tão utilizado devido à pandemia e esperado pela população do Juruá para a realização de exames, necessita, para sua instalação, de materiais não muito comuns na área de construção, como os insumos da estrutura elétrica.

De acordo com o engenheiro fiscal da Seinfra, Elisson Almeida, a obra de instalação tem sido complexa devido a algumas exigências, indispensáveis para o funcionamento do aparelho. Segundo o engenheiro, é fundamental que haja, na estrutura física, uma sala com blindagem em portas, paredes, piso e teto, incluindo o material específico utilizado, com espessura e densidade para conter radiação, o que já foi providenciado pela Sesacre.

“Esperamos que o tomógrafo seja entregue no prazo máximo de 30 dias, já que o trabalho de instalação elétrica está avançado e na semana que vem finalizamos a parte de cabeamento. Em seguida, técnicos de São Paulo virão instalar o equipamento”, explicou Elisson Almeida.

Uma sala para o aparelho de ressonância magnética está sendo preparada e também está em andamento uma reforma nas subestações de energia e a ampliação de geradores e fiação, para não haver uma sobrecarga de energia.

O secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento, Cirleudo Alencar, salientou que está sendo concluída, nesta sexta-feira, 1º, a pintura da sala do tomógrafo, e na próxima terça-feira, 5, deverá ser concluída a nova sala do raio-x.

“O tomógrafo aguarda apenas os técnicos da Canon, fabricante do aparelho, para realizar a calibragem. Estamos muito felizes de responder a essa solicitação do governador Gladson Cameli, que deseja levar bem-estar a toda a população”, afirmou.

O equipamento de tomografia vai beneficiar a população dos cinco municípios que compreendem o Vale do Juruá e algumas cidades vizinhas, do Amazonas. O equipamento, de valor superior a R$ 1,5 milhão, é fruto de emenda parlamentar da deputada Jéssica Sales.

O uso do tomógrafo mudará o atendimento aos traumatizados graves ou multissistêmicos. Irá beneficiar os pacientes fornecendo dados mais precisos na avaliação inicial, facilitando o trabalho dos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

O aparelho utilizado no exame de tomografia computadorizada, um procedimento de diagnóstico não invasivo por imagem, que combina o uso de raio-x com computadores especialmente adaptados, é utilizado para criar imagens detalhadas dos mais variados tecidos do corpo humano.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter