O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) vai ter serviços ampliados. A informação foi dada na quarta-feira, 15, pelo coordenador-geral do Ciosp, major Almir Lopes de Souza, durante a primeira reunião do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), formado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiro Militar, Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Entre as melhorias estão a ampliação do atendimento emergencial (telefones 190/193), a absorção da Central de Radio da Polícia Civil pelo Ciosp (que passará a ser responsável pelos serviços de radiocomunicação da Segurança Pública do Estado), implantação do Ciosp nas Regionais do Purus e Tarauacá/Envira e a revisão do sistema analógico de comunicação em todo o Estado.
Gestores de segurança entendem que há necessidade de mudanças no protocolo de atendimento: é preciso fazê-lo mais ágil, melhorando o tempo de resposta aos cidadãos que solicitam os serviços. Uma alternativa que será testada é a simplificação do questionário necessário à geração das ocorrências.
Outras novidades são a implantação do Disque-Denúncia, a inserção do Detran no Ciosp e a reestruturação e ampliação do sistema de vídeo monitoramento e a regulamentação do SIGO CADG, uma solução para atendimento de urgências, emergências e despacho eletrônico de viaturas das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiro. Essa ferramenta indica com exatidão a localização de viaturas policiais em patrulhamento, possibilitando que a mais próxima da ocorrência seja acionada. Isso vai reduzir o tempo de resposta no atendimento ao usuário.
O serviço de rádio portátil “Al-tok” deverá sair do sistema analógico para o digital. A Sesp sabe que tal mudança implicará o dispêndio de mais recurso, mas, por outro lado, terá a garantia de que o serviço de rádio da segurança pública não sofrerá interferência ou até invasão por parte de terceiros.
O secretário de Segurança, Reni Graebner, explicou que Tião Viana tem pedido a todos, “máximo empenho para que o cidadão tenha o melhor atendimento possível ao solicitar serviços do setor público. Nesse sentido, estamos nos adequando às determinações do governador e garantindo o melhor que podemos fazer”,
Participação da sociedade
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) vai desenvolver uma campanha de esclarecimento junto à população para reduzir a enorme demanda diária no setor de atendimento do Ciosp. O gráfico mostra que 62,38% das ligações feitas ao serviço são situações alheias à competência da segurança pública ou sem a emergência que justifique a chamada.
“As pessoa ligam procurando saber número de farmácia de plantão, endereço de pizzaria, número de celular de policiais, entre outras informações. O Ciosp é um centro de emergência das operações policiais. As ocorrências de menor complexidade ou que não sejam urgência devem ser registradas na delegacia da jurisdição onde se gerou a reclamação”, disse o delegado José Henrique Ferreira Marcial, coordenador administrativo do Ciosp.
Marcial explicou que o numero 190 é para casos de emergência policial. O telefone 192 recebe solicitação para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e o 193 é para ser acionado quando o pedido de ajuda for dirigida ao Corpo de Bombeiros.
Trotes
Outro problema que compromete o atendimento de emergência são os trotes: este ano, foram registradas 224 ocorrências do tipo. Em todas houve o emprego de viatura, de agentes policiais, equipamentos e combustível.
“Enquanto as viaturas são deslocadas para atender um trote, ocorrências graves podem sofrer atraso no atendimento”, disse o coordenador técnico do Ciosp, major Charles da Silva Santos. A boa notícia, segundo Santos, é de que o número está diminuindo. Ele acredita que a população está se conscientizando da importância do uso adequado do aparelho.