Segurança se reúne com pesquisadores do Ministério da Justiça

 

A ideia é identificar a origem das problemáticas que levam a causa de homicídios no estado (Foto: Pedro Paulo/Sesp)
Ideia é identificar a origem das problemáticas que elevam a taxa de homicídios no estado (Foto: Pedro Paulo/Sesp)

O Brasil é campeão mundial de mortalidade por violência. Assim, para discutir o Pacto Pela Redução Nacional dos Homicídios, integrante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o secretário de Estado de Segurança Pública, Emylson Farias, reuniu-se com o major PM Jatnel Januário, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Aplicadas da Segurança Cidadã da Secretaria de Segurança do Amazonas, o pesquisador Antônio Gelson Nascimento, do Grupo de Estudos e Pesquisas Aplicadas da Universidade do Estado Amazonas, e membros do núcleo que coordena esse estudo na Amazônia Ocidental para o Ministério da Justiça (MJ).

De amplitude nacional, o estudo é desenvolvido em parceria com as Nações Unidas, na perspectiva de entender o fenômeno dos homicídios no Brasil.

No Acre, segundo Nascimento, a matéria se concentra na capital com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública.

Emylson Farias avaliou a pesquisa científica como subsídio às políticas públicas na área: “A academia começa a buscar o mais importante para a segurança pública: as causas da violência”.

Nascimento lembrou que a Senasp/MJ e a Secretaria de Segurança buscam construir um projeto de amplo alcance para conter os crimes contra a vida. “O envolvimento de pessoas em crimes violentos, letais e intencionais possui relação com as drogas”, assegurou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter