Uma equipe da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), coordenada pelo secretário adjunto, Maurício Pinheiro, percorreu os municípios que compõem a Regional Integrada do Alto Acre, durante os dias 16, 17 e 18, com a missão de sensibilizar os representantes locais a participarem da segunda agenda do Sejusp Itinerante, prevista para o dia 30 de junho, em Brasileia, sede da regional.
O Sejusp Itinerante é uma ação desenvolvida por intermédio da pasta da Segurança Pública, com o objetivo de potencializar a responsabilidade integrada de atuação administrativa e operacional das oito Regionais Integradas de Segurança Pública (Risp). A primeira edição foi realizada na 2ª Regional de Rio Branco, em maio.
“Segurança pública não se faz só com a polícia. É dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Não podemos avançar nos investimentos sem essa conversa sincera, olho no olho, com todos os atores envolvidos, para que possamos compartilhar as boas práticas e promover os ajustes necessários”, enfatiza Pinheiro.
O titular da pasta, Paulo Cézar dos Santos, sintetiza a importância do Sejusp Itinerante: “O grande desafio é compreender o nosso tempo, colocar o dedo na ferida e aliar as antigas necessidades às novas tecnologias. Nesse sentido, convidamos os atores do poder público nas suas várias esferas para disseminar o Plano Estadual de Segurança Pública e construir soluções por meio de câmaras temáticas”, explica.
A proposta foi bem recepcionada pelas autoridades convidadas. Em Xapuri, onde ocorreu a primeira parada, destacam-se as presenças do prefeito Ubiracy Vasconcelos e do juiz da comarca, Luís Gustavo Alcade Pinto. Ambos confirmaram a participação no grande evento que será realizado em Brasileia. “É a primeira vez, em anos, que uma equipe da Segurança vem ao município ouvir nossa opinião”, destacou o prefeito.
Acre pela vida
A delegada de Polícia Civil Márdhia El-Shawwa Pereira, coordenadora do Programa de Defesa Social Acre pela Vida, acompanhou a equipe da Sejusp e fez uma explanação sobre a importância da integração de todos para o enfrentamento à criminalidade.
“O programa Acre pela Vida é do governo Gladson Cameli, sob a responsabilidade da Sejusp, tendo como norte o Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social. Sua finalidade é transversalizar e integrar as políticas de segurança pública e defesa social, com as de outras áreas, de modo a atuar sobre os três níveis de prevenção. Precisamos conhecer os problemas de todas as regionais do estado e trazer para o debate a responsabilização de cada um, com a união de todos os poderes, bem como da sociedade, e apresentarmos as soluções cabíveis”, disse.
A mesma agenda se repetiu em Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil, esta última na tríplice fronteira Brasil-Bolívia-Peru. “Iremos em caravana, por entender a importância dessa troca de experiências”, disse o prefeito Jerry Marinho.
O juiz da comarca, Alex Oivane, expôs à equipe algumas práticas integradas que estão fazendo a diferença no município de Assis Brasil e serão levadas ao encontro. Em todas as cidades visitadas, a equipe do Sejusp Itinerante, auxiliada pelas forças locais, percorreu ruas, becos e vielas, fazendo o registro situacional, com vistas a subsidiar o debate do evento principal.
Oficina de sobrevivência
No interior do estado, ao contrário da capital, a edição do Sejusp Itinerante terá duração de dois dias. O primeiro dia será dedicado à realização de uma Oficina de Sobrevivência Policial, sob a responsabilidade do tenente-coronel PM Assis, representante da Polícia Militar junto à Sejusp, e atual coordenador do Curso Operacional Integrado (COI), com mais de 500 profissionais treinados só no ano de 2020.
O propósito, segundo o oficial, é oferecer ferramentas necessárias para que o agente de segurança pública possa ampliar sua mentalidade combativa, frente a situações em que seja preciso defender sua integridade física e ou a de terceiros em momento de folga ou fora das atividades do serviço.
Prevenção da Covid-19
A equipe do Sejusp Itinerante aproveita a agenda nas regionais integradas para levar às delegacias e batalhões a campanha de prevenção à Covid-19, com a distribuição e afixação de cartazes, contendo orientações importantes a serem adotadas pelos profissionais que estão na linha de frente.