Segurança Pública simula perseguição policial e resgate de vítima

Equipes de saúde participaram do treinamento e auxiliaram no atendimento dos “feridos” (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Equipes de saúde participaram do treinamento e auxiliaram no atendimento dos “feridos” (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Uma perseguição policial e uma troca de tiros entre bandidos e policiais agitou os arredores da Praça Edmundo Pinto, em Epitaciolândia, na manhã de domingo. Dois assaltantes morreram e dois ficaram feridos. Um deles, em estado grave, foi resgatado das ferragens do veículo que conduzia e transportado de helicóptero para atendimento de emergência. A cena, na verdade, fez parte de uma situação simulada, montada para o treinamento dos integrantes do curso de preparação da Estratégia Nacional de Fronteiras (Enafron).

O simulado foi acompanhado pelo secretário de Segurança, Reni Graebner, e pelos comandantes da Polícia Militar, José Anastácio, e do Corpo de Bombeiros, José Flores. Participam do curso policiais civis, militares e rodoviários federais.

Para Graebner, o simulado é uma oportunidade de qualificar os profissionais que trabalham na segurança pública. “Todo treinamento é importante e o governo tem buscado investir na qualificação das equipes. Esperamos que uma situação real nunca aconteça, mas precisamos estar preparados para atuar numa ação como esta”, disse Graebner.

“O simulado é algo importante para preparar as equipes para uma eventualidade. Um treinamento como esse prepara todos, inclusive psicologicamente e é o momento adequado para corrigir erros e observar falhas”, disse o coronel José Anastácio.

O curso é realizado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp),em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Um novo curso deve ser realizado em Cruzeiro do Sul.