Visando o fortalecimento de políticas de combate aos crimes fronteiriços, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) recebeu nessa quinta-feira, 1º, membros da Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) e a Polícia Federal para uma visita institucional à Base de Fiscalização Avançada do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), no município de Senador Guiomard.
A visita teve como objetivo o compartilhamento e a cooperação técnica das experiências e a atuação do Gefron nas fronteiras acreanas, um trabalho de repressão ao tráfico de drogas, de pessoas, imigração e porte ilegal de armas.
O secretário de Segurança Pública em exercício, coronel Evandro Bezerra, destaca a importância da visita para a troca de experiência entre as forças. “Hoje tivemos a satisfação de receber membros da embaixada dos EUA para conhecer a nossa realidade, especialmente aqui do Gefron, conhecer a base operacional e entender como eles atuam na região. Ficamos satisfeitos com a interação e a possibilidade de uma volta para ministrar alguns treinamentos e capacitações, de modo que possamos estreitar as relações com um país americano e, assim, trazer mais avanços tecnológicos para a Segurança do Estado”, disse.
O adido de investigações de segurança interna (HSI) da Embaixada dos EUA, Troy E. Clausen, explica que é importante essa aproximação dos dois países, porque juntos podem obter melhores resultados contra o crime. “É importante continuar a construir essa parceria com o governo do Brasil e com os nossos parceiros das agências de segurança na luta contra o tráfico de pessoas e imigração, porque isso impacta não apenas no Brasil, mas em outros países, por meio das extensas rotas de fronteira”, disse.
A HSI é o setor de investigação de crimes do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, que trabalha com a Polícia Federal e as polícias civis dos estados na parte de tráfico de pessoas, crime de ação sexual, infantil e tráfico de armas.