A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realizou nesta terça-feira, 30, um voo com Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) com o objetivo de monitorar pessoas que se encontram em situação de alagamento em áreas afetadas pelas fortes chuvas.
A ação integra as estratégias de resposta rápida adotadas pelo Estado para acompanhar, em tempo real, as regiões mais atingidas, permitindo a identificação de moradores isolados, avaliação da extensão dos alagamentos e apoio direto às equipes de campo envolvidas no atendimento à população.

Segundo Francisco Freitas, comandante operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), a ação representa uma importante integração entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Corpo de Bombeiros, com o uso da tecnologia como aliada no enfrentamento aos desastres. “Estamos realizando voos de monitoramento no Rio Acre e Igarapé São Francisco, que fornecem imagens em tempo real das áreas alagadas, facilitando a tomada de decisão e permitindo direcionar nossos recursos para onde realmente há necessidade”, explicou.

Durante o sobrevoo, o Vant captou imagens aéreas de pontos críticos, fornecendo informações precisas para a tomada de decisões, como a definição de rotas seguras, o direcionamento de equipes de resgate e a priorização de áreas que demandam maior atenção do poder público.

O 2º tenente da Polícia Militar, Adalio Ponte, explicou que a missão de monitoramento com o uso do Vant foi determinada pela Sejusp e está sendo cumprida em apoio às forças de segurança e ao Corpo de Bombeiros. “O voo está sendo realizado para monitorar áreas alagadas da capital e os principais afluentes do Rio Acre, identificando pontos de alagação e auxiliando as equipes que atuam no atendimento à população”, afirmou.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, reitera que essa tecnologia auxilia no monitoramento preventivo não só das fronteiras, mas em casos de desastres naturais como as cheias. “O Vant hoje pode ser usado tanto para monitorar e prevenir delitos quanto na parte ambiental que é como foi usado hoje auxiliando o corpo de bombeiros.”

O uso do Vant possibilita o monitoramento eficiente de locais de difícil acesso, garantindo mais segurança aos profissionais envolvidos nas operações e maior agilidade nas ações de proteção e assistência às pessoas afetadas pelos alagamentos.
A Sejusp reforça que permanece em alerta e atuando de forma integrada com os demais órgãos estaduais, acompanhando a evolução do cenário e adotando todas as medidas necessárias para garantir a segurança da população e a efetividade das ações de resposta.





