Em uma cerimônia que contou com a presença do governador Gladson Cameli, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp/AC) realizou nesta quinta-feira, 1º, a formatura da primeira fase do Curso de Formação de Atendente de Serviços Emergenciais do 190/193, destinado a jovens de Cruzeiro do Sul, no clube do Batalhão da Polícia Militar.
O curso, que teve início no dia 1º de junho, foi ofertado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e tinha como objetivo integrar os jovens ao mercado de trabalho.
O formando Wesley Camão Rodrigues da Silva destaca que o curso é uma ótima oportunidade para ingressar no mercado de trabalho: “Minha expectativa com esse curso é ter uma chance de entrar no mercado de trabalho, principalmente para mim, que estou começando, que estou em formação, e com esse curso vou poder ter outras oportunidades de emprego, proporcionando um atendimento emergencial de qualidade à população”.
O governador Gladson Cameli voltou a frisar como a união dos poderes e instituições públicas fazem a diferença na vida das pessoas.
“É o Estado Democrático de Direito presente para facilitar a vida de quem está necessitando. A formação desses jovens também representa esse cuidado. E, ao mesmo tempo, além da formação, a autoestima deles, porque criamos oportunidades para que eles possam exercer suas funções”, pontuou.
O secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, conta que o curso foi fundamental para aumentar o corpo de servidores na área de atendimento emergencial. “O curso foi um compromisso que visava restabelecer o atendimento emergencial no município de Cruzeiro do Sul. Para isso, foram capacitados 27 alunos, que são jovens residentes no município de Cruzeiro do Sul e adjacências”.
“A formação em atendimento emergencial foi uma oportunidade do governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Segurança, ofertar aos jovens cidadãos de Cruzeiro do Sul o acesso ao primeiro emprego por meio do curso, dando a oportunidade a esses jovens, tirando-os da ociosidade e capacitando-os para a sua inserção no mercado de trabalho”, frisa Jônney Santana Turi da Silva, coordenador executivo do programa Acre pela Vida.
O presidente da Federação do Comércio do Estado do Acre (Fecomércio/AC), Leandro Domingos, explica a importância de formar jovens para incluí-los no mercado: “Nós temos algumas parcerias com o governo do Estado, mas com essa característica de formação de teleatendimento foi a primeira iniciativa. Isso é muito nobre. A Segurança Pública está preocupada em capacitar os seus funcionários para que possam dar um atendimento de qualidade para o contribuinte, para o cidadão”.
O curso foi realizado presencialmente no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de Cruzeiro do Sul.