Segurança Pública realiza ação de conscientização para prevenção do câncer de mama

Visando à saúde e ao bem-estar das servidoras da segurança, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio das políticas de humanização e do Centro Integrado de Apoio Biopsicossocial (Ciab), realizou na manhã desta terça-feira, 17, em Rio Branco, uma ação de conscientização com roda de conversa sobre a prevenção do câncer de mama.

Sejusp realiza ação de conscientização para prevenção ao câncer de mama. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

A ação tinha o objetivo de orientar as profissionais da Segurança Pública sobre a importância da realização da mamografia para a prevenção de câncer de mama, destacando a autoavaliação do próprio corpo como um meio de descoberta da doença.

Roda de conversa com servidoras da Segurança. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia, destaca que a Sejusp preza pela saúde de todos os servidores e que a ação veio para fortalecer a campanha Outubro Rosa: “Tudo isso para que as mulheres se sintam cuidadas e seguras para realizar o exame de prevenção ao câncer de mama”.

A servidora da Sejusp, Catiane Soares Maia, fala da importância desse tipo de ação para tirar dúvidas e expor seu pensamento sobre o assunto, que muitas vezes é tratado como um tabu na sociedade: “Acho importante demais essa ação da Sejusp para que nós, mulheres, tenhamos o conhecimento de como é importante o autocuidado, de ter essas conversas que nos levam a tirar dúvidas, porque muitas mulheres ainda não falam sobre essa pauta, principalmente quando se trata do câncer”.

Servidora da Sejusp, Catiane Soares Maia. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O psicólogo do Ciab, João Lima, explica a importância da roda de conversa para falar dos receios e medos de temas sensíveis como o câncer de mama, que impacta psicologicamente as mulheres.

“Muitas mulheres descobrem o diagnóstico muito tarde porque não tiveram o acesso ao sistema de saúde ou ao diagnóstico. Então, o quanto mais cedo nos conscientizarmos da importância de nos conhecermos, mais fácil se torna termos uma qualidade de vida maior”, destacou.

Psicólogo do Ciab, João Lima. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Na oportunidade, foi oferecido às servidoras massoterapia, ventosa, voucher para depilação e maquiagens.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter