Segurança Pública propõe criação de conselho comunitário na 5ª regional

Líderes comunitários e moradores da parte alta da cidade estiveram presentes. (Foto: Andrey Santana)
Líderes comunitários e moradores da parte alta da cidade estiveram presentes (Foto: Andrey Santana)

Mais de 20 líderes de bairros e moradores da parte alta da cidade compareceram, na noite de quinta-feira, 25, a reunião que propõe a criação do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da 5° regional. A área abrange do Tancredo Neves ao São Francisco e possui mais de 70 conjuntos e bairros. Eles ouviram do secretário de Segurança, do delegado Civil e do comandante da PM na área, a forma que funcionará o Conseg.

A ideia do conselho comunitário é aproximar a sociedade da gestão da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), de forma que os problemas e a opinião da comunidade sejam ouvidos frequentemente e repassados aos delegados e comandantes de todas as regiões de Rio Branco.

“Estamos buscando a união do repressivo com o preventivo. É fundamental que se estabeleçam conselhos de segurança nos bairros. A sociedade organizada tem muito a contribuir com a gente. Com isso, vamos construir um caminho de paz de médio e de longo prazo”, disse o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias.

Cosmo Brito, presidente da Associação do Vitória, foi um dos líderes que compareceu ao encontro e ficou otimista com o que foi apresentado. “Eu acredito que agora com o envolvimento da sociedade, essa situação deva ser resolvida e os resultados serão positivos”, disse.

As reuniões que propõem a criação dos Consegs já passaram por quatro das cinco regionais da capital. Na próxima semana, está prevista para ocorrer a última reunião, com a comunidade da 1ª regional, área que abrange os bairros do Centro.

“É importante, a comunidade participar desses conselhos, porque a gente está discutindo esse assunto. Quem conhece é quem mora na comunidade. Convido os líderes das igrejas, comerciantes e diretores de escolas para participarem dessas reuniões. Eu acho que, juntos, comunidade e a secretaria de Segurança podem encontrar a solução para os problemas nas nossas comunidades”, Gilson Albuquerque, presidente da Umarb.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter