Com a exposição de todo Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) marca presença na Expoacre, em Rio Branco. Os visitantes podem conferir de perto os estandes das diversas forças de segurança, que estão expondo materiais e equipamentos utilizados no dia a dia, para garantir a proteção da população.

Nos estandes, o público tem a oportunidade de conhecer melhor o trabalho realizado pelas forças de segurança, incluindo a Polícia Militar do Acre, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), Instituto Socioeducativo (ISE) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran), além do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e o Grupo Especial em Fronteira (Gefron). Estão expostos veículos, armamentos, uniformes e outros equipamentos essenciais para o combate ao crime e a preservação da ordem pública.

O secretário de Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia, explica que, além das exposições, os profissionais de segurança estão à disposição para conversar com os visitantes, tirar dúvidas e apresentar as tecnologias e estratégias utilizadas nas operações diárias: “A presença da Segurança Pública na Expoacre reforça o compromisso do Estado em garantir a segurança da população, mostrando de forma transparente e acessível o trabalho que é realizado em prol da sociedade”.

O policial penal Paulo Ricardo Nascimento explica que o estande do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) está apresentando, além das polícias especializadas da penal, os grupos operacionais, a Unidade Prisional Feminina e também a ressocialização, por meio dos trabalhos desenvolvidos por detentos e detentas. “Temos móveis, lustres, jogos de crochê, luminárias, mesas, sofás, um grande material confeccionado pelo sistema penitenciário, que está totalmente à venda”, comunica.

Visitando os estandes da Segurança Pública, o estudante Eduardo Souza destacou que o espaço está bem completo. “Eu gostei muito da organização, está bem completo, tem todas as policias, aqui posso ver como eles trabalham, equipamentos usados para apagar incêndios, cachorros farejadores e o mais legal, que é o helicóptero”, opinou.

Na Expoacre deste ano, o Detran trouxe uma variedade de atrações que capturaram a atenção do público. Entre os destaques, estão os equipamentos de simulação no trânsito, voltados para a educação e conscientização, apresentados em seu estande. O Gefron exibe os recursos tecnológicos utilizados na vigilância das fronteiras, enquanto o ISE apresenta artesanatos feitos à mão pelos internos, evidenciando o trabalho de ressocialização. O Corpo de Bombeiros expõe suas operações de salvamento e exibe um cão farejador, mostrando a importância desses animais no resgate. O Ciopaer, com o Helicóptero Harpia 04, a Polícia Militar, com a Patrulha Maria da Penha; e a Polícia Civil, com informações e exposições sobre suas atividades, completam a programação.

A iniciativa também tem como objetivo aproximar a comunidade das forças de segurança, promovendo a confiança mútua e incentivando a cooperação no combate à criminalidade. A Expoacre se consolida, assim, como um espaço não só de entretenimento e negócios, mas também de conscientização e educação sobre a importância da segurança pública.