As policias civil e militar, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), a Secretaria de Segurança Pública, Furepol e Ciantran uniram forças para combater a criminalidade em Rio Branco. Juntos, os órgãos iniciaram a Operação Cidade Tranquila na noite de sexta-feira nas terceira e quinta regionais da cidade.Nas próximas semanas os demais bairros também
“O governo do estado está incessantemente investindo na segurança pública, as polícias estão fazendo suas ações e hoje é um acréscimo com o objetivo de buscar a sensação de segurança e reduzir a criminalidade. É um trabalho itinerante em vários bairros, que vai continuar aos finais de semana”, disse o secretário de Segurança, Ildo Renir Graebner.
Este ano já foram efetuadas 2,4 mil prisões. “Mas não basta apenas prender, temos que ir além. Estamos aqui com um trabalho integrado para colocar mais uma ação nas ruas. Na próxima semana nós vamos apresentar um plano de ações específicas na área de segurança pública”, informou.
A operação, segundo o capitão Rodrigo Heitor, da policia militar, inclui bloqueios nas regionais e diversos tipos de abordagens. “Faremos buscas pessoais, documentação de veículos, verificando se entre as pessoas não tem foragidos, pessoas com mandado de busca e apreensão em aberto. A ideia é tirar das ruas quem não está contribuindo com a segurança”.
O delegado da polícia civil Henrique Ferreira informou que a operação é específica para melhorar a sensação de segurança e a proposta é que a ação seja realizada aos finais de semana na capital. “É um trabalho que se soma aos demais como as operações arrastão, saturação, a ações contra drogas, por exemplo”, acrescentou.
Reginaldo Miranda voltava do trabalho em sua moto quando foi parado pela polícia. “É um trabalho válido, muito importante. A gente enquanto cidadão se sente mais seguro e eu espero que a violência diminua porque está demais. Esse tipo de abordagem da polícia ajuda em parte a diminuir a violência”, comentou o trabalhador que foi abordado durante uma das barreiras montadas pela operação.
O coronel José Reis Anastácio informou que ação é uma resposta da segurança pública à violência. “Nós precisamos intensificar as operações para combater o crime e trazer mais tranquilidade para toda população”, comentou.
Foram abordadas 200 pessoas e 3 bares foram fechados por funcionar fora do horário permitido.
Operação Cidade Tranquila
Tancredo Neves
Montanhês
Alto Alegre
São Francisco
Vitória
Pista
Sobral
Glória
Aeroporto Velho
Boa União
Airton Sena
Galeria de imagens