Será mesmo possível sempre melhorar a vida pessoal e profissional? Foi pensando nisso que a Secretaria de Segurança Pública do Acre (Sesp) aderiu ao programa dos “5S”, ferramenta que surgiu no Japão em 1950, visando promover a melhoria da qualidade de vida. Como parte da implantação, a Sesp realizou nesta quinta-feira, 20, o Dia do Descarte, designado a fazer a remoção de tudo que não é mais usado por um setor e pode ser reutilizado em outro.
Seja pessoal ou profissionalmente, sobretudo deve-se separar o útil do desnecessário. Por essa razão, o Dia do Descarte se refere ao “senso de utilização”, que consiste em abrir mão daquilo que é supérfluo para dar lugar ao novo. Além desse, outros quatro sensos compõem os “5S” – senso de organização, de limpeza, de saúde e de autodisciplina -, com a finalidade de que tudo tenha ordem e lugar específico, a limpeza seja mantida, haja zelo pela saúde e a higiene, e não falte o comprometimento no desempenho das funções, respectivamente.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Reni Graebner, o objetivo da nova metodologia é fazer com que todos primem pelo bem-estar no ambiente de trabalho. “Os ‘5S’ implicam uma administração descentralizada e participativa. Todos irão desenvolver uma consciência crítica e saberão exatamente o que cada um está produzindo, de maneira organizada e com maior qualidade, tornando possível um ambiente mais agradável”, afirma.
Principais benefícios dos “5S”
– Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos.
– Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais, evitando a degeneração.
– Melhoria da qualidade nos serviços prestados à população.
– Menos acidentes de trabalho.
– Maior satisfação das pessoas, uma vez que, motivadas, elas têm mais qualidade de vida pessoal e profissional.