O secretário adjunto de Segurança Pública, Ermírio Sena, participou na manhã desta sexta-feira 10, de uma coletiva à imprensa sobre o planejamento do carnaval. Este ano a festa popular vai até as 5 horas da manhã.
“Tudo será feito no sentido de promover um carnaval de paz e sem violência, essa é a prioridade”, garantiu o secretário adjunto de Segurança Pública, Ermírio Sena. O comandante da Polícia Militar, coronel José Anastácio, disse que foi montada uma forte estrutura para garantir “um carnaval mais tranquilo do que foi o ano passado”.
O diretor da RBTrans, Ricardo Torres, informou que as empresas de transportes coletivos vão disponibilizar 30 ônibus com linha direta para a Avenida Amadeo Barbosa. “Com as linhas que já operam na área do Segundo Distrito, serão 45 o numero de ônibus para atender a população. Após a meia-noite os ônibus saem do estacionamento improvisado em frente à Polícia Militar até o horário de funcionamento normal das linhas de ônibus”, disse.
Torres disse ainda que serão 617 táxis e mais 540 mototaxis a serviço dos foliões. “Temos a convicção de que não faltará transportes para quem for ao Circuito Arena da Floresta. Duas tendas instaladas servirão de terminal de ônibus para que o público não fique exposto em caso de chuva, na hora de apanhar o transporte para retornar para casa.
Delegacias e postos de observação
A Polícia Civil vai atuar com delegados plantonistas e delegacias permanentes. Para tanto esquematizou a implantação de dois trailers que funcionarão como delegacias de polícia e plantão permanente de delegados para os casos de flagrante. Haverá espaço para manter a distância os foliões que promovam desordens. Agentes estarão circulando entre os foliões detectando e coibindo qualquer ato que possa comprometer a segurança dos brincantes.
PM usará força máxima em homens e viaturas
O comandante da Polícia Militar, coronel José Anastácio dos Reis, afirmou que a PM atuará com escala dobrada, incluindo até os policias que estejam de férias ou à disposição de outros órgãos. “Só na Arena da Floresta serão mais de 350 militares, e vale ressaltar que o policiamento normal nas regionais não será alterado. Ainda teremos a participação dos alunos do curso de soldado”, afirmou.
Na próxima segunda-feira, o secretário de Segurança, Reni Graebner, deve se reunir com o juiz Romário Divino, responsável pela Vara da Infância e da Juventude, para tratar da participação de menores nos espaços onde serão promovidas festas de carnaval.
Fiscalização de trânsito
Durante os dias de duração da festa momesca, Detran, Polícia Militar, Ciatran e RBTrans estarão trabalhando unificados na realização da fiscalização de trânsito. Serão ao todo 29 homens, sendo 11 policiais militares e 18 agentes de trânsito que estarão atuando no combate à embriaguez ao volante. A educação de trânsito do Detran também estará presente auxiliando nas travessias que levam àAvenida Amadeo Barbosa.
Ao todo serão 12 educadores, distribuídos em seis duplas. Eles estarão realizando o trabalho preventivo de combate àmistura de bebida e direção. Além disso, agente do Detran estarão com bafômetros nas proximidades da festa.
“Estaremos fiscalizando a embriaguez ao volante com o intuito de combater acidentes nesse período que deve ser de festa e alegria. Com isso, estaremos salvando vidas”, finalizou a diretora do Detran, Sawana Carvalho.