Segurança investe na implantação de centro de processamento de dados com solução de eficiência

Com a finalidade de melhorar as operações e os serviços que atendem a população em termos de produtividade, gerenciamento de dados e capacidade da equipe, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), investe na implantação de um centro de processamento de dados. Uma das tendências mais atuais da arquitetura do data center é a infraestrutura hiperconvergente, um meio capaz de reduzir custos e aumentar a eficiência operacional do setor público.

O recurso no valor de R$ 1,3 milhão, já foi garantido e liberado por meio de um convênio firmado com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A secretaria também já assinou contrato com a empresa prestadora do serviço, garantindo a implantação de dois servidores de hiperconvergência e switch de interconexão entre equipamentos. O servidor está sendo instalado em um ambiente seguro e controlado nas dependências do Centro Integrado de Comando e Controle da Capital (CICC).

“Esse servidor tem alta capacidade de processamento e armazenamento. Visa a hospedagem de todas as soluções de segurança pública, proporcionando a junção de informações e a possibilidade de angariar novos recursos. Trata-se de uma visão de futuro e que vai de encontro a outros projetos da segurança pública para a melhorias do serviço prestado à população”, explicou Carlos Viga, chefe do Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação e Comunicação.

O chefe do departamento, Carlos Viga, o segundo da esquerda para a direita, explica a necessidade da central de processamento de dados. Foto: Cedida.

Um diferencial importante em relação à infraestrutura tradicional é que as infraestruturas hiperconvergentes são definidas por software, o que significa que os servidores, redes e armazenamento são virtualizados e entregues em um único servidor padrão, oferecendo os mesmos benefícios de uma nuvem pública, proporcionando maior controle e segurança.

Entre os benefícios estão: custos reduzidos de tecnologia da informação (TI), infraestrutura e gerenciamento simplificados, agilidade e operações em produção aprimorada e prevenção de perda de dados e menor tempo de recuperação. Além desses pontos positivos, a alta capacidade de processamento vai permitir a implantação da tecnologia de reconhecimento fácil, cujo processo de negociação já está em andamento pela Segurança Pública, com a finalidade de ajudar nas ações de combate ao crime.

“Uma vez que uma organização adota a hiperconvergência, ela virtualiza cerca de 85% de seus servidores físicos. É fácil de planejar, implantar e de gerenciar. Faz parte da nossa política de gestão a reestruturação da segurança pública e estamos trazendo ao nosso parque tecnológico, o que tem de melhor no mercado, buscando sempre a eficiência dos serviços e bons resultados”, disse o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Rocha dos Santos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter