Segurança aposta em programa de monitoramento contra roubo de carros

Tião Viana e Alan Rick querem implantar programa de monitoramento de veículos no Acre (Foto: Samuel Bryan)
Tião Viana e Alan Rick querem implantar programa de monitoramento de veículos no Acre (Foto: Samuel Bryan)

Com uma emenda parlamentar de autoria do deputado federal Alan Rick Miranda, o governador Tião Viana busca viabilizar a implantação do projeto cerco eletrônico por vídeo, monitoramento e equipamentos de alta tecnologia, um software (programa) responsável por realizar o monitoramento inteligente, via câmeras de vídeo, contra roubo de automóveis em Rio Branco.

A aquisição do programa está sendo discutida entre o governador, o deputado Alan Rick e o secretário de Estado de Segurança Pública, Emylson Farias. Segundo Miranda, R$ 3,3 milhões estão empenhados para o projeto, que deve ser implantado ainda este ano.

“Esse projeto é para 2016 e está dentro do orçamento do Ministério da Justiça. Vamos tentar empenhá-la [a emenda] a partir de março, que é quando abre o orçamento, e iremos correr atrás da liberação. Até a metade do ano já queremos licitar o projeto”, conta o parlamentar.

O cerco com câmeras permite um acompanhamento inteligente dos veículos na cidade, feito com um cruzamento de informações para verificar onde ocorreu o fato e para onde o veículo está se deslocando. Segundo Farias, a ideia é ter a cidade cercada por câmeras.

“É uma emenda de bancada de autoria do deputado federal que vai permitir a compra desse software, um programa desenvolvido em Campinas (SP) e que nos locais onde foi instalado garantiu a redução, praticamente a zero, do furto de veículos”, conta Farias.

O gestor explica ainda que seria um monitoramento em tempo real, usado no sentido de combater o que hoje está mais impactando na Segurança Pública, que é o roubo e o furto de veículos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter