Reaparelhamento, ampliação e modernização dos centros de segurança estão entre os benefícios
Equipamentos serão utilizados na prevenção e no combate à criminalidade nos 22 municípios acreanos (Foto: Gleilson Miranda/Secom) |
A adesão do Acre ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) já apresenta os resultados práticos. Uma série de equipamentos destinados ao reaparelhamento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, à ampliação do Centro Integrado de Operações Policiais e também para a modernização do Centro Integrado de Estudos em Segurança Pública foi apresentada na manhã desta segunda-feira, 8. Os equipamentos são fruto de um convênio firmado entre o Governo do Estado e o governo federal a partir do Pronasci.
“O Estado está recebendo um grande volume de recursos. Assim vamos investir na prevenção e no fortalecimento da segurança pública", disse Antônio Monteiro, secretário de Segurança Pública.
Equipamentos de informática, motos, mobiliários, rádios portáteis e demais aparelhos eletrônicos estão entre os itens entregues. “Isso irá se somar à nossa capacidade operacional, resultando em melhores serviços”, ressaltou o comandante da PM, Romário Célio.
Antônio Monteiro apresentou ainda os números referentes aos homicídios registrados na capital acreana nos meses de junho, julho e agosto no período de 2005 a 2008. Em 2005, as ações de prevenção e repressão na área de segurança pública fizeram com que 11 casos fossem registrados. Nos anos seguintes os índices sofreram alteração, chegando a 23 em 2006 e a 17 em 2007. Já neste ano os homicídios registrados somam 12 casos.
“O Governo tem oferecido condições de trabalho, o que reflete de imediato nos números e índices de criminalidade”, analisou o diretor-geral da Polícia Civil, Emylson Farias.