Curso está sendo oferecido pelo Governo do Estado através de uma parceria com o Centro de Estudos de Criminalidade em Segurança Pública, de MG
Dentro das diretrizes do Governo do Estado de tornar a Segurança Pública do Acre uma referência na Região Norte, o Estado foi dividido em territórios como forma de pluralizar as ações de segurança pública e agir de forma integrada, respeitando as diferentes peculiaridades de cada região, tendo como foco o combate ao crime e a redução dos índices de violência.
Para que as forças atuem juntas em diferentes situações, a Secretaria de Segurança Pública do Acre foi em busca do melhor em termos de capacitação e trouxe de Minas Gerais, pesquisadores do Centro de Estudos de Criminalidade em Segurança Pública – CRISP.
O CRISP é formado por um grupo de pesquisa interdisciplinar e multidisciplinar. Tem em sua formação acadêmica pesquisadores de diferentes formações: sociólogos, estatísticas, ciências da computação, economia, filosofia, pedagogia, medicina, entre outros.
Um convênio da Secretaria de Segurança e do Centro de Estudos possibilitou a capacitação nossos agentes policiais civis, militares, bombeiros e demais profissionais afins, em um curso de "Análise Criminal". Um conjunto de processos sistemáticos e analíticos que fornecem informações reais e pertinentes a padrões e tendências de crimes.
A ideia do curso foi o de formar Analistas de Crimes capacitando-os a analisar as informações contidas em bancos de dados. Após a capacitação, os analistas do Acre estarão aptos a trabalhar com um grande volume de dados no sentido de identificar padrões e tendências de crimes que irão subsidiar as políticas públicas de segurança.
Os profissionais formados serão capazes de manipular softwares estatísticos e de geoprocessamentos para a produção e a análise de informações necessárias no planejamento de políticas de segurança.
A Secretária Márcia Regina esteve presente prestigiando a abertura do curso no SENAC. A carga horária é de 40 horas, com metodologia expositivas e práticas no laboratório de informática do SENAC.
Programa do Curso:
Módulo I: Implementando Integração: usos da metodologia de solução de problemas (4 horas) Palestrante: Rodrigo Fernandes
1 – Identificando padrões de criminalidade
1.1 – Policiamento orientado para solução de problemas (IARA);Módulo II: Geoprocessamento e Análise Criminal (20 horas) Professor: Alison Gonçalves I – Conceitos Iniciais:
Formatos e compatibilidade de arquivos de dados. Formas de visualização dos dados.
Tipos de objetos geográficos. Operadores geográficos. Sistema de coordenadas geográficas.
II – Configuração do Mapinfo:
Configuração de algumas propriedades do sistema, como as unidades de medida e padrão de endereçamento, e outros aspectos que podem facilitar a utilização do software.
III – Trabalhando com Tabelas:
Visualização e sobreposição de níveis. Criação e alteração de tabela de dados.
Atualização de dados utilizando diferentes tipos de operadores.
IV – Área de Trabalho:
Gravação de sessões contendo janelas pré-formatadas.
V – Controle de Níveis:
Exibição personalizada de objetos e rótulos.
VI – Seleções e Consultas:
Elaboração de consultas através de seleção simples e por SQL (Structured Query Language) para análise de informações.
VII – Geocodificação:
Transformação de dados tabulares em objetos geográficos a partir da associação entre tabelas de endereçamento. Conhecimentos básicos do uso do GPS para coleta de dados pontuais e trilhas.
VIII Mapas Temáticos:
Elaboração de mapas de diferentes estilos para exibir graficamente as informações.
IX – Layout:
Preparo do trabalho para a impressão.
X – Uso do Software CrimeStat para construção de mapas de Kernel.
Módulo III: O Uso de Estatísticas Descritivas para a Análise de Crime – (16horas) Professor: Rodrigo Fernandes
I – Fontes de dados disponíveis na rede sobre criminalidade, violência e justiça criminal.
Fontes secundárias: dados oficiais
Produção de dados: observações diretas, surveys de vitimização, observações experimentais.
II – Bases de dados sobre crime no Brasil (lidando com os dados de homicídio)
SUS e IBGE. O que os dados dizem sobre homicídio e população
Comparando regiões do Brasil
III – Matriz de dados de criminalidade
Conhecendo bases de dados
Manipulação de variáveis
IV – Crimes no Estado do Acre
Comparando as regionais
V – Comparando criminalidade
Selecionando apenas alguns casos do banco
Construindo gráficos comparativos
Produzindo estatísticas descritivas