Segunda plataforma de observação de aves é entregue no Parque Chandless

Nova estrutura está localizada no módulo de pesquisa das trilhas, que compõe uma malha de 14 quilômetros (Foto: Cedida)

Em uma parceria entre as secretarias de Turismo e Lazer (Setul) e Meio Ambiente (Sema), a segunda das três plataformas para observação de aves do Parque Estadual Chandless foi entregue no último dia 23. O espaço segue basicamente os mesmos padrões da primeira, entregue em novembro de 2016.

No entanto, a nova estrutura está localizada no módulo de pesquisa das trilhas, que compõe uma malha de 14 quilômetros. A plataforma foi instalada no quilômetro 2, em uma árvore da espécie cumaru-ferro, localizada em área que dá total visibilidade para as zonas baixas dos pequenos igarapés da região e do próprio Rio Chandless.

“No local, pode-se observar inúmeras espécies de aves. É, também, uma zona que se escuta muito bem o som das pisadas de mamífero no solo, e com equipamento adequado é possível até mesmo vê-los”, explica o técnico da Setul, Mack Willison.

A plataforma entregue dá continuidade ao trabalho que garante a comodidade dos pesquisadores, técnicos e visitantes do parque, minimizando os impactos ambientais e contribuindo com os elementos socioambiental, de organização e economia da comunidade local, com base no turismo de base comunitária, iniciada há pouco tempo na região e que segue o Plano Estadual de Turismo.

Mais sobre o Parque Chandless

O Parque Chandless está localizado entre os municípios de Manoel Urbano, Sena Madureira e Santa Rosa do Purus, e conta com uma das áreas mais ricas em biodiversidade, além de ter um patrimônio genético com a presença de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.

Estudos estão sendo feitos, para que, futuramente, vire mais um ponto de ecoturismo no Acre. A ideia é que lá seja mais uma opção de turismo de base comunitária.

O espaço foi criado por meio do decreto nº 10.670, que instituiu o parque como responsabilidade do Estado. Segundo registros, há mais de 1.374 espécies de animais no local, em uma área que contempla 690 mil hectares, o que equivale a 4% de todo o território acreano.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter