Prevenção

Segunda etapa de vacinação contra Influenza se inicia nesta segunda-feira

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), informa a toda a população que terá início nesta segunda-feira, 22, a segunda etapa da campanha de vacinação contra influenza.

Este ano o Ministério da Saúde adotou a estratégia de separar a campanha em etapas, sendo a primeira para grupos de riscos, ou seja, crianças, gestantes e idosos, e a segunda para os demais.


Porém, esse esquema não funciona para localidades de difícil acesso, como as comunidades indígenas e população ribeirinha. Neste caso, devido ao complicado acesso, todos podem se vacinar sem existir a separação por grupos.

A vacinação vai até o dia 31 de maio e serve para H1N1, H3N2 e Influenza B. O Dia D este ano ocorrerá no dia 27 de abril, sábado, em que haverá mobilização de todos os postos para atenderem as pessoas que não podem se vacinar durante a semana, como adultos que trabalham e crianças que estudam, das 8 às 17 horas.

“A vacinação é importante para o grupo de risco pois a influenza pode ser fatal no caso deles”, explica a gerente do Programa Nacional de Imunização (PNI), Renata Rossato.