Discutir e propor políticas públicas que garantam os Direitos Humanos envolvendo governos, instituições, associações e representantes da sociedade civil. Esse é um dos principais objetivos da vinda da II Caravana de Direitos Humanos ao Acre.
Leia mais |
Para fomentar o debate e propor diretrizes, a ministra de Estado e chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, o governador em exercício, César Messias, e o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão, participaram da abertura do evento.
Durante a abertura também aconteceu o lançamento estadual do Plano Viver Sem Limites, que prevê a melhoria de acessibilidade para pessoas com deficiência.
Troca de boas práticas
A ministra Maria do Rosário afirmou que o Acre foi escolhido para promover essa caravana por ser um Estado com diversidade. Ela completou dizendo que a caravana veio ao Estado para buscar os bons exemplos daqui e mostrá-los ao país.
“A caravana visa integrar o Brasil, e não viemos apenas para apresentá-la ao Acre. Viemos também para valorizar as iniciativas positivas que são tomadas pela sociedade, pela comunidade, pelo governo e pela prefeitura. São iniciativas que também nos movem pelo Brasil a seguir defendendo os direitos humanos”, declarou Maria do Rosário Nunes.
O governador em exercício, César Messias, ressaltou que a caravana passará por todo o país. “Com certeza absoluta, essa participação do Acre é muito importante porque, todas as vezes que discutimos a questão de Direitos Humanos, isso é benéfico”, pontuou o governador.
César Messias observou que também será bom para o Acre ter a ministra Maria do Rosário no Estado para verificar a situação dos haitianos que chegam ao Brasil pela fronteira com a Bolívia e o Peru.
Voz para todos
O secretário de Direitos Humanos do Acre, Nilson Mourão, assegurou que nestes dois dias de realização da II Caravana dos Direitos Humanos pelo Brasil serão discutidos os mais variados temas e assegurou que todos da sociedade civil terão voz nessa discussão.
“Recebemos com muita honra a nossa ministra de Direitos Humanos e vamos em conjunto discutir assuntos de interesse do nosso povo. Mas o ponto alto dessa caravana é a adesão do governo do Estado ao programa Viver Sem Limites que atende a população portadora de necessidades especiais”, frisou o secretário.
Nilson Mourão revelou que no Acre o número de pessoas com deficiência física, de acordo com levantamentos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejhud), chega a 180 mil pessoas, e por isso se faz necessário iniciar políticas públicas para atender essa parte da população.
Galeria de imagens