A partir de 2015, todas as secretarias de Fazenda do país terão que usar um novo sistema de procedimentos contábeis. Para auxiliar nesse processo de transição, o governo do Acre convidou contadores da Secretaria de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) para a realização de um workshop de 10 a 11 deste mês, na Secretaria de Fazenda do Acre (Sefaz).
O convite para os contadores mineiros partiu do secretário de Fazenda, Mâncio Lima Cordeiro. Segundo a contadora-geral do governo de Minas Gerais, Conceição Rezende, o grupo veio passar sua experiência e conceitos gerais nessa nova forma de contabilidade. Mesmo com o prazo até 2015, a SEF/MG se adaptou bastante rápido ao novo procedimento exigido pela Secretaria do Tesouro Nacional e já está operando sobre a nova proposta desde o começo de 2013.
Foram convidados servidores do setor financeiro de todas as secretarias do Estado. Esse processo irá auxiliar principalmente no balanço geral do Estado, organizado no final do ano através dos relatórios enviados por essas secretarias. “Esse novo modelo de contabilidade é bastante diferente do atual. O objetivo é fazer a convergência para os padrões internacionais”, explica Conceição.
Este workshop faz parte de uma série de eventos realizados pela Sefaz para a transição de sistemas. O governo do Estado demonstra grande preocupação na adequação e atualização de sua máquina contábil. Na quinta-feira, 11, os contabilistas mineiros estarão em reunião com os ordenadores da Sefaz.