No dia 28 de outubro é comemorado o Dia do Servidor Público e, em homenagem aos servidores fazendários, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) preparou uma série de atividades internas, a Semana do Servidor 2023. A abertura do evento ocorreu nessa segunda-feira, 23, no auditório da Federação do Comércio do Acre (Fecomércio/AC), em Rio Branco.
A programação se estende por toda a semana e conta, entre outras atividades, com ciclos de palestras, apresentações temáticas e práticas esportivas, com um torneio de futebol entre os servidores da instituição.
“A Sefaz quis fazer esse momento, essa homenagem ao servidor, que, como o próprio governador diz, é o maior patrimônio de nossa gestão. É uma forma de motivá-los ainda mais a continuar entregando aquele serviço de qualidade que já fornecem ao Estado, à sociedade”, disse o secretário da Fazenda, Amarísio Freitas.
Abrindo a programação, foi ministrada a palestra “Transformação Digital”, ministrada pela convidada Flávia Michelotto, que é doutoranda e mestre em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Ebape).
“A transformação digital é um assunto que vem permeando todas as esferas em todo o mundo, tanto pessoal, como empresarial, governamental; está afetando diariamente nossas vidas. Então, falamos com os servidores sobre os impactos e as perspectivas em relação a essas mudanças”, disse Michelotto.
Com proposta de destacar a importância da valorização do bem-estar, assim como uma nova concepção de vida no trabalho, os servidores receberam a palestra Mecanismos para Prevenção de Dores Osteomusculares no Ambiente de Trabalho.
De acordo com o palestrante, o fisioterapeuta Danrley Souza, que possui especialização em Traumato-Ortopedia e também é instrutor de pilates, a ideia foi levar aos servidores ferramentas e mecanismos de prevenção em meio às demandas de intensidade e desempenho no trabalho.
“Destacamos a importância de prevenir e se adaptar no seu espaço de trabalho. Todos sabemos que a falta de uma estrutura, postura e mobiliário adequados pode prejudicar não somente o seu desempenho no trabalho, mas também a sua saúde”, destacou.
A programação continua nessa terça, 24, com apresentações sobre o programa Qualidade de Vida no Trabalho, do Diagnóstico Situacional do Ambiente de Trabalho e do Projeto LER/Dorts.
Compuseram o dispositivo de honra o secretário da Fazenda, Amarísio Freitas; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), Moisés Diniz; bem como os representantes dos sindicatos do Fisco Estadual do Acre (Sindifisco), Leyla Alves; dos Técnicos em Gestão Pública e Gestores de Políticas Públicas do Acre (Sintegesp), Gerliano Nunes; dos Servidores Fazendários, Solange Pereira; e da Associação dos Auditores da Receita Estadual (Asfit), João Tadeu de Moura.