Sefaz realiza curso para formar equipe de brigadistas e de primeiros-socorros na instituição

Conhecimento teórico e treinamento prático sobre a atualização de equipamentos e manobras de segurança no âmbito de trabalho são medidas que promovem integridade e tranquilidade, gerando mais produtividade, bem-estar e qualidade no atendimento ao público.

Com foco na preservação da vida de servidores, colaboradores e do público atendido pela Secretaria da Fazenda do Acre (Sefaz), bem como no uso adequado de equipamentos e infraestrutura pertencentes ao Estado, além de noção de primeiros-socorros, teve início nesta segunda-feira, 8, o Curso de Brigadista na instituição.

Servidores passam por treinamento prático durante o curso. Foto: Aleff Matos/Sefaz

“Pretendemos garantir, de forma eficaz, a segurança tanto de si mesmos [os servidores], quanto do público recebido na Sefaz, contribuindo com um ambiente institucional mais seguro para todos”, disse o secretário da Fazenda, Amarísio Freitas.

Situações de emergência

O curso se apresenta como um mecanismo de fortalecimento e preparação para agir, de forma segura, em potenciais situações de risco. Tem duração de dois dias e conta com duas turmas, estendendo-se, assim, até quinta-feira, 11, com uma carga de 16 horas.

A intenção é preparar e capacitar servidores para agirem de forma correta em eventuais situações de emergência. Para isso, o curso aborda conteúdos de combate a incêndio, com o manuseio correto de extintores e hidrantes, bem como procedimentos de organização e manutenção da calma em momentos de perigo, e identificação de possíveis riscos e planos de evacuação, além temas referentes a primeiros-socorros.

Intenção é preparar e capacitar os funcionários para agirem de forma correta em eventuais situações de emergência. Foto: Aleff Matos/Sefaz

“Estamos treinando os servidores para eventuais situações de incêndio, de primeiros-socorros, para que saibam agir preventivamente e ostensivamente, muitas vezes, controlando princípios de incêndio e atuando em situações de vítimas de maus súbitos, situações que necessitem auxílio de primeiros socorros até a chegada de equipe especializada, que é o Corpo de Bombeiros”, disse o subtenente do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) e instrutor do curso, Agenaldo Batista.

A maioria dos servidores participa pela primeira vez do treinamento, como é o caso de Marcos Cardoso, que atua na Consultoria Jurídica da Sefaz. Ele destaca a importância do conhecimento adquirido e sua devida aplicação, tanto no ambiente de trabalho quanto em intercorrências do dia a dia.

É a primeira vez que a maioria dos servidores participa de um curso de brigadista. Foto: Aleff Matos/Sefaz

“Estou muito feliz com a iniciativa de formar uma equipe de brigadistas. Isso é muito importante para aprimoramento e vai possibilitar que a gente dissemine esses conhecimentos entre os demais servidores, bem como com nossos familiares”, disse o servidor Marcos Cardoso.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter