Sefaz promove curso de econometria aos servidores

Buscando aprimorar os métodos de acompanhamento da arrecadação estadual, a Secretaria de Estado de Fazenda do Acre (Sefaz) está realizando o curso Econometria de Séries Temporais Aplicada a Finanças Públicas para servidores da pasta, em Rio Branco.

A aula inaugural do evento, com a presença do titular da secretaria, Rômulo Grandidier, foi realizada nesta segunda-feira, 9, e o treinamento vai até o mês de setembro. O objetivo é desenvolver a capacidade de manipulação de softwares de econometria com ênfase em séries temporais, permitindo a criação de modelos de estimação de variáveis econômicas aplicados às finanças públicas.

A aula inaugural do evento, com a presença do titular da secretaria, Rômulo Grandidier, foi realizada nesta segunda-feira Foto: Jean Lopes/Secom

A capacitação é promovida pelo Departamento de Governança Estratégica da Sefaz e visa qualificar auditores da Receita Estadual e técnicos. O curso é ministrado pelo professor Rubicleis Gomes da Silva, doutor em Economia e responsável pelo Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Capacitação é promovida pelo Departamento de Governança Estratégica da Sefaz e visa qualificar auditores da Receita Estadual e técnicos. Foto: Jean Lopes/Secom.

O treinamento visa à necessidade de a secretaria estabelecer a metodologia oficial e de base referencial, voltada a projeções tributárias periódicas. O chefe do Departamento de Governança Estratégica, Adriano Magalhães, afirma: “A capacitação, de um modo geral, permitirá aos participantes a previsão de valores com mais precisão e, nesse sentido, agradecemos ao secretário adjunto da Receita Estadual, auditor Breno Caetano, e ao secretário de Estado da Fazenda, Rômulo Grandidier, patrocinadores e entusiastas do constante aperfeiçoamento da equipe da Administração Tributária”.

Chefe da Divisão de Gestão do Conhecimento e Estudos, Adriano Magalhães falou da importância do treinamento para os servidores. Foto: Jean Lopes/Secom.

Chefe da Divisão de Gestão do Conhecimento e Estudos, Gerliano Nunes falou da importância do treinamento para os servidores. “Esse curso é de extrema relevância para o órgão, pois permitirá o preparo de um corpo técnico para a criação de metodologias de estimativa de valores a partir da arrecadação tributária, bem como de outros indicadores importantes no âmbito das políticas tributárias estaduais”, disse.

Objetivo é desenvolver a capacidade de manipulação de softwares de econometria com ênfase em séries temporais Foto: Jean Lopes/Secom.

Estão participando do curso, ainda, os auditores Diego Ferreira, Hilton Santos, Israel Monteiro, Itamar Magalhães, José Alcimar, Maria José do Carmo Maia, Nabil Ibrahim, Rodrigo Souza, Rodrigo Machado, Wanderson Fernandes, Wiulien dos Santos e os representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Iuri Gomes e Wagner Sena.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter