Com a intenção de criar estratégias e soluções para a melhoria da qualidade nos gastos públicos, a Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Contabilidade-Geral do Estado e da Diretoria de Planejamento Orçamentário, participa do 13º Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público. O evento teve início na segunda, 2, e se encerra nessa quarta, 4, em Recife (PE).
Reunindo pesquisadores e profissionais das áreas de gestão pública, contabilidade, finanças, orçamento, controle e governança aplicadas ao setor público, o encontro possui uma proposta de diálogo entre Estado, governo e sociedade.
Trata-se de uma oportunidade de atualização, capacitação e intercâmbio de informações para gestores e servidores da área contábil, uma vez que aborda temas como inovação em processos e sistemas para a administração pública; atualizações em normas e procedimentos; além de discutir o papel da sociedade na melhoria da administração pública.
Créditos de carbono
Na ocasião, a Sefaz, representada pelos diretores Eduardo Alves (Contabilidade-Geral) e Lonmário Valle (Planejamento Orçamentário), fez uma apresentação sobre contabilização de ativos ambientais, sobretudo os provenientes do Programa de Incentivos por Serviços Ambientais do Carbono (ISA Carbono).
“O painel que apresentamos demonstrou a experiência pioneira do Estado do Acre na contabilização dos ativos ambientais decorrentes do Programa ISA Carbono, uma vez que o Acre foi o primeiro estado brasileiro a realizar esse tipo de registro e será o primeiro a comercializar esses créditos”, disse Alves.
Como parte da programação, também foi realizado o Encontro Brasileiro de Contadores Públicos, que aborda o fomento de discussões, debates, produção e disseminação de conhecimento nas áreas de contabilidade e gestão pública.
O congresso é fruto de uma parceria entre o Instituto Social Iris, Associação Brasileira de Contadores Públicos (ABCP) e Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin). Conta também com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Pernambuco (CRCPE).