Sefaz oferece testes rápidos e exames de saúde a servidores em alusão ao Novembro Azul

Como parte da programação da campanha Novembro Azul, dedicada a incentivar a saúde do homem, bem como a combater o câncer de próstata, a Secretaria da Fazenda do Acre (Sefaz), por meio do Departamento de Gestão de Pessoas e Divisão de Humanização e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), disponibilizou gratuitamente, a seus servidores e colaboradores, uma manhã de testes rápidos e exames de saúde nesta quarta-feira, 29, em Rio Branco.

Foram oferecidos, nos dois edifícios da instituição, sede administrativa e da Receita, testes imunocromatográficos de infecções sexualmente transmissíveis (IST), como HIV, sífilis, hepatites B e C, com liberação do resultado em poucos instantes.

Servidores aderiram ao movimento com ações em atenção à saúde. Foto: Evandro Souza/Sefaz

Com a intenção de reforçar a imunidade dos servidores, também foram disponibilizadas doses de vacina contra os vírus da influenza (gripe), covid-19, tétano e hepatite B, além de procedimentos de rotina, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

Servidores utilizaram a oportunidade para acompanhar como está a saúde e elogiaram a iniciativa de trazer essa comodidade para o ambiente de trabalho. Foto: André Ricardo/Sefaz

Para o servidor Eldeson da Silva, a iniciativa foi uma oportunidade de saber como vai sua saúde de fato. “A gente teve esse privilégio de poder fazer os exames no próprio ambiente de trabalho, sem precisar se deslocar até um posto de saúde. É um grande benefício que a Sefaz nos ofereceu, se preocupando com a saúde de seus funcionários”, disse.

Os interessados também contaram com procedimentos de encaminhamento a uma unidade de saúde para realização de exame de PSA, utilizado como check-up principalmente para diagnosticar o câncer de próstata, antes mesmo do surgimento de sintomas, a partir da coleta de amostra de sangue do paciente.

Secretário da Fazenda, Amarísio Freitas alerta sobre a importância em manter os exames em dia. Foto: Evandro Souza/Sefaz

“Não poderíamos deixar de fazer essa campanha no âmbito da Sefaz e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce. Cuidar da saúde é importante em todos os momentos e manter seus exames de rotina em dia é fundamental”, disse o secretário da Fazenda, Amarísio Freitas.

A campanha

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de combater o preconceito masculino de ir ao médico para cuidar da saúde.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter