A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) lança no próximo dia 16 o programa Agência Online da Sefaz, uma ferramenta através da qual a secretaria irá disponibilizar uma série de serviços via internet aos contribuintes do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação (ICMS).
Na manhã desta quarta-feira, 4, representantes da Sefaz se reuniram com empresários e contadores para apresentar o programa e detalhar os benefícios da iniciativa. No dia 11 deste mês, um novo encontro será realizado no auditório da Federação do Comércio, a partir das 18 horas.
De acordo com o responsável pela Divisão de Planejamento da Ação Fiscal da Sefaz, Raimundo Vianney, cinco empresas do Acre utilizaram o sistema por cinco dias e fizeram um relatório identificando as melhorias que precisavam ser feitas, apontando sugestões. Depois desse piloto, o programa entra em operação no dia 16 de julho.
Os interessados em acessar os serviços via internet devem fazer o credenciamento para utilizar área restrita do site da Sefaz em uma das agências da secretaria. Para efetivar o cadastro é necessária a apresentação do CPF. “Com base nas conversas que já tivemos com empresários, consideramos essa iniciativa importante por representar ganhos ao setor. Os serviços, que só eram oferecidos na secretaria, agora estarão disponíveis na internet”, destacou Vianney.
Entre os serviços que serão disponibilizados na internet, estão o acompanhamento de processos, guias, acesso a situação fiscal das empresas, demonstrativo de apuração mensal, certidão negativa e notas fiscais eletrônicas recebidas e emitidas.