economia

Sefaz disponibiliza aplicativo que identifica os menores preços no mercado local

App Menor Preço Brasil é uma ferramenta que auxilia na hora de economizar

Seja a família que pretende fazer a feira do mês, o grupo de amigos que vai preparar um jantar especial ou o motorista que procura abastecer seu veículo, a busca por economia está presente no dia a dia das pessoas.

Observando isso, a Secretaria de Estado da Fazenda do Acre (Sefaz/AC) disponibiliza uma ferramenta que deve auxiliar o consumidor acreano que deseja economizar na hora das compras. Trata-se do aplicativo Menor Preço Brasil. 

Com o aplicativo, o consumidor pode pesquisar e comparar preços de produtos no mercado Foto: reprodução

O app já está disponível para download e pode ser baixado de forma gratuita nos sistemas operacionais Android (Google) e iOS (Apple). Nele o usuário pode consultar e comparar o valor de um mesmo produto em diversos estabelecimentos do comércio local, informando a descrição/nome do produto ou seu código de barras.

Através de filtros de distância de localização e data de realização da venda do produto, o usuário pode pesquisar em estabelecimentos próximos da sua casa ou trabalho, por exemplo. O programa também permite a leitura de código de barras, onde o consumidor pode buscar o preço que está sendo cobrado pelo produto em mãos, em outros locais.

Aplicativo já está disponível e pode ser baixado nas plataformas Android e iOS Arte: Secom

A secretária da Fazenda, Semírames Dias, destacou o trabalho do Governo do Estado com ações de inovação e de utilidade pública.

“O aplicativo Menor Preço é um exemplo do trabalho que nós visamos apresentar como governo, buscando atender a sociedade como um todo. Buscamos sempre ser uma gestão de inovação, evolução, de serviço e de integração como um todo”, ressaltou a gestora.

Os preços dos produtos são atualizados em tempo real, ou seja, quando um estabelecimento realiza uma venda, por meio de consultas às Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e), os valores automaticamente são alterados no aplicativo. Devido a isso, apenas empresas que emitem nota fiscal regularmente estão disponíveis no banco de dados do aplicativo.

Vale ressaltar que o programa não tem como objetivo a realização de compras on-line, mas a listagem de estabelecimentos onde o produto é potencialmente mais barato.

Combustível

Uma das principais funcionalidades do Menor Preço Brasil é a pesquisa do combustível. O aplicativo divide os combustíveis em categorias e lista seus valores, do mais barato ao mais caro, em tempo real.

Gasolina comum, gasolina aditivada, etanol, diesel e Gás Natural Veicular (GNV) são as opções monitoradas pelo aplicativo.

Prevenção à Covid-19

App possui sessão dedicada a produtos de combate e prevenção à Covid-19 Imagem: reprodução

Além de todas as funções citadas acima, o aplicativo vem com uma sessão dedicada exclusivamente à prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus. Na guia “Prevenção Covid-19” o usuário tem a opção de buscar produtos de higiene específicos para o combate à doença como álcool em gel, água sanitária, máscaras e luvas.

“A população acaba ganhando tempo e tendo menos riscos, pois já sabe onde encontrar o produto, evitando assim buscas desnecessárias e aglomerações” finalizou a secretária.

Últimas notícias

Saúde 03/06/2020 - 12h16min

Nota Pública

enfrentamento da pandemia 03/06/2020 - 10h27min

Governo do Estado decreta ponto facultativo no dia 5 de junho

Medidas contra Covid-19 em Assis Brasil 02/06/2020 - 11h03min

Nota Pública