Sefaz avança em planejamento estratégico e fortalece sua missão de gestora de recursos públicos

Mais uma etapa do projeto de gestão estratégica para o quinquênio (2023-2028) teve início nessa segunda-feira,13, na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), com uma imersão presencial que reuniu a equipe administrativo-financeira com a consultoria do Instituto Publix, empresa responsável e especializada em conhecimentos inovadores em gestão, com sede em Brasília (DF).

A intenção é construir uma instituição que contribua cada vez mais em sua missão de gestora dos recursos do Estado do Acre.

Diretorias de Administração e Finanças, Contabilidade-Geral, Tecnologia da Informação e Tesouro Estadual participaram da imersão. Foto: Aleff Matos (Ascom/Sefaz)

Durante toda manhã, foram tratadas pautas como gestão financeira com foco na eficiência e qualidade do gasto público, bem como a governança e gestão de informações contábeis, fiscais e de transparência no âmbito do Estado. Também foram abordadas a infraestrutura organizacional adequada e a gestão de pessoas com foco em valores e resultados para a sociedade.

Fase de metas e projetos

Aberto oficialmente no dia 12 de maio, por meio do Departamento de Governança Estratégica (Degove) e Escola Fazendária (Efaz), o projeto vem sendo construído semanalmente em reuniões virtuais com representantes dos setores que compõem a estrutura da instituição.

Dessa forma, já foram executadas e devidamente concluídas as etapas de diagnóstico institucional; construção da missão, visão, valores; mapeamento e definição de objetivos estratégicos que integram os processos e atividades que estão em andamento, bem como de projetos futuros.

Como explicou o chefe do Degove e auditor da Receita Estadual, Adriano Magalhães, depois de vários encontros, chegou-se à fase final do planejamento estratégico da Sefaz. “Estamos estabelecendo as metas para alcançar os objetivos estratégicos definidos ao longo do processo”, disse.

Mudança de paradigma

Além da importância do planejamento das ações diárias, a Sefaz tem buscado trazer a perspectiva do contexto em que a instituição está inserida na sociedade e na gestão, para potencializar a abrangência e qualidade do atendimento das demandas e dos serviços oferecidos, otimizando a utilização dos recursos públicos.

“Todo o cronograma programacional está sendo estabelecido em conformidade com o Plano de Governo do Estado e com a Agenda Acre 10 anos”, afirmou o consultor do Instituto Publix, João Paulo Melo.

Equipe de consultores do Instituto Publix, que presta assessoria na elaboração do planejamento estratégico da Sefaz. Foto: Ascom/Sefaz

Para terça-feira, 14, a imersão será realizada junto à equipe da Receita Estadual. Na ocasião, serão discutidos temas referentes à governança e à efetividade da arrecadação, cobrança e recuperação de créditos com segurança jurídica, bem como o cumprimento voluntário das obrigações tributárias e serviços públicos de qualidade, por meio de transformação digital.

Também entrarão em pauta o desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado e o fortalecimento da gestão estratégica na Sefaz e sua comunicação.

A previsão é que o resultado final seja entregue na primeira quinzena de dezembro e proporcione uma mudança de paradigma institucional.

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