plataforma

Sefaz apresenta desenvolvimento do novo sistema de gestão orçamentária e financeira do Estado

A equipe de analistas da Secretaria da Fazenda do Acre (Sefaz) está trabalhando no desenvolvimento do novo Sistema Integrado de Contabilidade, Administração Financeira e Orçamentária do Estado do Acre (Sicaf/AC).

Desenvolvido pela equipe da Contabilidade do Estado, o Sicaf vem para substituir o antigo sistema Safira, usado há mais de 20 anos na gestão governamental do Acre.

A plataforma é responsável pela execução orçamentária, financeira e transmissão bancária de todos os pagamentos do Estado, além de gestão de dívida, suprimento de fundos, controle de diárias e contabilização de todos os dados.

O sistema irá funcionar em formato WEB, ou seja, o usuário poderá acessar o serviço de qualquer lugar, por meio de um navegador de internet, tanto em um computador quanto em um aparelho celular, no site sefaznet.ac.gov.br.

 

Sicaf poderá ser acessado em navegadores de internet Foto: Ascom/Sefaz

Iniciado em 2019, o desenvolvimento da plataforma possibilita melhores e modernas ferramentas, devido às novas tecnologias utilizadas.

Atualmente, o módulo orçamentário está em desenvolvimento, com previsão para ser disponibilizado em outubro deste ano e irá contar com a cooperação técnica da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Imagem da tela do novo sistema Imagem: Contabilidade Geral do Acre

Responsável pelo desenvolvimento da plataforma, o diretor da Contabilidade Geral do Estado, Pedro Brilhante, informou também que o sistema irá contar com um moderno e atualizado módulo de contratos para os gestores dos órgãos.

“Nós buscamos um melhor controle e subsídio das informações gerenciais em tempo real para todos os gestores estaduais, além de uma maior segurança, transparência das receitas e despesas e usabilidade aos usuários”, explica o diretor.

Servidores capacitados

Buscando ambientar os usuários, Tesouro e a Contabilidade Estadual promoveram recentemente uma capacitação para servidores públicos que trabalham diretamente com a gestão orçamentária de diversos órgãos do Estado para apresentação das novas ferramentas presentes no Sicaf.