A equipe de analistas da Secretaria da Fazenda do Acre (Sefaz) está trabalhando no desenvolvimento do novo Sistema Integrado de Contabilidade, Administração Financeira e Orçamentária do Estado do Acre (Sicaf/AC).
Desenvolvido pela equipe da Contabilidade do Estado, o Sicaf vem para substituir o antigo sistema Safira, usado há mais de 20 anos na gestão governamental do Acre.
A plataforma é responsável pela execução orçamentária, financeira e transmissão bancária de todos os pagamentos do Estado, além de gestão de dívida, suprimento de fundos, controle de diárias e contabilização de todos os dados.
O sistema irá funcionar em formato WEB, ou seja, o usuário poderá acessar o serviço de qualquer lugar, por meio de um navegador de internet, tanto em um computador quanto em um aparelho celular, no site sefaznet.ac.gov.br.
Iniciado em 2019, o desenvolvimento da plataforma possibilita melhores e modernas ferramentas, devido às novas tecnologias utilizadas.
Atualmente, o módulo orçamentário está em desenvolvimento, com previsão para ser disponibilizado em outubro deste ano e irá contar com a cooperação técnica da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).
Responsável pelo desenvolvimento da plataforma, o diretor da Contabilidade Geral do Estado, Pedro Brilhante, informou também que o sistema irá contar com um moderno e atualizado módulo de contratos para os gestores dos órgãos.
“Nós buscamos um melhor controle e subsídio das informações gerenciais em tempo real para todos os gestores estaduais, além de uma maior segurança, transparência das receitas e despesas e usabilidade aos usuários”, explica o diretor.
Servidores capacitados
Buscando ambientar os usuários, Tesouro e a Contabilidade Estadual promoveram recentemente uma capacitação para servidores públicos que trabalham diretamente com a gestão orçamentária de diversos órgãos do Estado para apresentação das novas ferramentas presentes no Sicaf.