A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) promoveu na manhã desta quinta-feira, 3, no auditório do Centro de Referência e Inovações para a Educação (Crie), reunião com gestores de escolas para apresentar a Instrução Normativa que regulamenta o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras no âmbito das escolas da rede pública estadual de educação básica.
Este ano, o governo do Estado, por meio da SEE, vai repassar R$ 420 mil para as escolas que atendem aos critérios estabelecidos para participarem do campeonato. Este ano, 21 escolas de Rio Branco, Assis Brasil, Brasileia, Porto Acre, Vila Campinas e Cruzeiro do Sul estarão recebendo R$ 20 mil cada uma, como forma de incentivo para criação e manutenção das bandas e fanfarras.
O secretário de Estado de Educação e Esporte, Marco Brandão, participou do encontro e falou de sua alegria em estar anunciando esses investimentos. “Muitos não entendem a importância de ações como essas, mas elas têm poder transformador na vida de quem participa de campeonatos como o de bandas e fanfarras. A iniciativa permite o desenvolvimento da percepção sensorial e de uma visão mais humanística da vida, que, ao final, repercute na escola inteira”, declarou.
Para a ex-diretora de gestão da SEE e atual diretora-presidente do Instituto Dom Moacyr, Rita Paro, esse momento é um sonho que está se tornando realidade. “Sentimos a necessidade de regulamentar e deixar o campeonato de uma forma que todos pudessem participar de forma igualitária, e hoje, com esta Instrução Normativa, isso está sendo colocado em prática.”