SEE reforça alianças com líderes da etnia Manchineri

Líderes Manchineri reuniram-se com o secretário Marco Brandão ( Foto: Assessoria SEE)
Líderes Manchineri reuniram-se com o secretário Marco Brandão ( Foto: Assessoria SEE)

Representando mais de 400 alunos de 12 aldeias, líderes do povo Manchineri foram recepcionados nesta quarta-feira, 3, pelo secretário de Educação Marco Brandão. Eles debateram assuntos das ações educacionais em Assis Brasil, onde estão localizadas as aldeias Manchineri.

Entre os pontos abordados, estão a assessoria e o monitoramento dos educadores da região, além de planejamento estratégico para entrega de merenda e materiais escolares, que precisam ser entregues de outubro a março para o início do ano letivo, enfrentando uma viagem de barco que pode durar até 15 dias.

Entre os pontos abordados, estão a entrega de merenda e materiais escolares
Entre os pontos abordados, está a entrega de merenda e de materiais escolares

Zezinho Kaxinawá, ,assessor de assuntos indígenas do gabinete do governador, afirma que o governo do estado tem um compromisso forte com as ações da educação indígena. “Mesmo com os grandes avanços conquistados nos últimos quatro anos, continuamos dedicando esforços para os programas ligados à educação dos Manchineri”, disse.

Entre as ações realizadas em Assis Brasil, estão as construções de 16 escolas, sendo seis do povo Manchineri e dez da etnia Jaminawá, além da formação de professores indígenas nas áreas de Linguística, Matemática, Artes e Ciências da Natureza. Atualmente, o Acre conta com 197 escolas indígenas, que atendem mais de sete mil alunos.

“Nós viemos hoje para reforçar nossa parceria com a SEE, e garantir apoio nas questões envolvendo materiais e merenda escolares, que são muito importantes para o funcionamento das escolas”, disse Lucas Manchineri, da comissão que visitou Rio Branco.

“Temos sempre que lembrar a valorização da cultura de cada etnia. Trabalhamos com o desenvolvimento dos povos e dos assuntos educacionais, como formações e transporte, sem esquecer de preservar e valorizar cada identidade indígena”, completou.

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