SEE recebe campanha contra leptospirose

Testes rápidos são utilizados para detectar doenças (Foto: Angela Peres/ Arquivo Secom)
Testes rápidos são utilizados para detectar doenças (Foto: Angela Peres/ Arquivo Secom)

Durante toda a segunda-feira, 12, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) recebe atividades da campanha contra a leptospirose. A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Secretaria Adjunta de Humanização.

Durante a campanha são realizadas atividades como testes rápidos para detectar hepatites do tipo B e C, sífilis e HIV, além de ações de vacinação contra gripe, hepatite B, tétano e febre amarela.

“Detectamos no município, até o fim de abril, mais de 160 casos de leptospirose. A campanha é uma forma de prevenção, para que possamos diminuir esses casos”, afirma o chefe de Divisão de Endemias e Controle de Vetores da Semsa, Louro Ferreira.

O que é Leptospirose?

É uma doença infecciosa causada por uma bactéria do tipo Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem.

Deve-se evitar o contato com água ou lama de enchentes e impedir que crianças nadem ou brinquem nessas águas ou outros ambientes que possam estar contaminados pela urina dos ratos. Pessoas que trabalham na limpeza de lamas, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha. Se não for possível, deve-se usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés para evitar a contaminação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter