Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) promove durante toda esta semana uma mostra de audiovisual na Filmoteca da Biblioteca Pública. As sessões vão de hoje, 14, até sexta-feira, 18, a partir das 19 horas.
De acordo com a coordenadora de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania da SEE, Izis Melo, a proposta é mobilizar a sociedade para o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.
“Nós, da SEE, estamos sempre atuantes no combate à violência e ao abuso das crianças e adolescentes. Por isso, fizemos uma parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional [NTE] e a Filmoteca da Biblioteca Acreana para a exibição dos filmes”, afirmou a coordenadora.
Sobre a data
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos da cidade de Vitória (ES) foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Com a repercussão do caso, houve forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
A partir daí, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído para que a sociedade brasileira se manifeste contra esse tipo de violência.
Além da prevenção, o combate exige, principalmente, que os casos sejam denunciados. As queixas podem ser feitas nos conselhos tutelares, delegacias especializadas, polícias Militar, Federal ou Rodoviária, além do Disque Denúncia Nacional (número 100).