Foi com grande entusiasmo que o público estudantil cruzeirense participou do lançamento da segunda edição da Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE) ocorrida hoje no Teatro dos Nauas.
No ano passado, a escola Flodoardo Cabral foi campeã estadual, enchendo de orgulho a comunidade cruzeirense. Neste ano, os jogos foram ampliados e outras escolas como a Henrique Ruth e Craveiro Costa também querem entrar na luta pelo título. O Acre é o terceiro Estado do país e único da Região Norte a aderir à OJE.
Romário Oliveira, campeão pela escola Flodoardo Cabral no ano passado, incentivou os alunos das três escolas a se inscreverem. “A gente joga, diverte-se e aprende ao mesmo tempo. Foi uma experiência ótima. Pude interagir mais com os professores e alunos, fazer novas amizades, viajar para a capital, conhecer o governador…”.
Segundo Romário, a OJE também prepara para o Enem, já que muitas questões são parecidas na OJE e Enem.
A primeira edição da OJE no ano passado aconteceu em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, com 23 escolas participantes, chegando a 4 mil alunos e 200 professores. Os resultados foram tão bons que a Olímpiada foi ampliada.
Nesta edição, 8 mil alunos e 500 professores, de 42 escolas em 18 dos 22 municípios acreanos estarão participando. Segundo Cleide Prudêncio, diretora de Inovação da SEE, a OJE faz a integração dos conteúdos educacionais com as novas tecnologias, sendo assim um grande reforço para os alunos que vão fazer o Enem.
A coordenadora de gestão urbana do núcleo da SEE em Cruzeiro do Sul, Íria Bandeira, disse que estava agradecida pela sensibilidade do governo de levar a educação dessa forma, aderindo à OJE. “Trazer esse espírito de competitividade, de colaboração, de narrativa para o mundo do aluno é fantástico. É a oportunidade de estar com outros colegas, de interagir com professores e colaborar com esse novo espírito de ensino”, destacou.
O professor Aldemir Maciel participou como orientador no ano passado e está entusiasmado em repetir a dose. “Fui orientador e tive o privilégio de ter três turmas trabalhando comigo. Não fui campeão, mas a interação que há nos jogos é muito importante. Poder aliar a tecnologia com a educação é primordial para o sucesso de nossos alunos”, comentou.