SEE lança em Assis Brasil 12º Campeonato de Bandas e Fanfarras


Escolas de Assis Brasil, Epitaciolândia e Brasileia se apresentaram no sábado (7) (Foto: Dionizio Bertolino/SEE)

Escolas de Assis Brasil, Epitaciolândia e Brasileia se apresentaram no último sábado (Foto: Dionizio Bertolino/SEE)

Fomentar o desenvolvimento e o intercâmbio da arte musical nas escolas estaduais, municipais e particulares é o objetivo do 12º Campeonato de Bandas e Fanfarras, que se iniciou no sábado 7, nos municípios de Assis Brasil, Brasileia e Epitaciolândia.

A competição será realizada em duas fases: Regional (primeira) e Estadual (segunda). A Fase Regional acontece em três sedes: Regional I – Assis Brasil, dia 7 de julho, Regional II – Porto Acre, 14, Regional III – Rio Branco, 20 de agosto e Regional IV – com sede em Cruzeiro do Sul -, 28 de julho.

Publico prestigiou evento lotando as arquibancadas montadas na avenida principal de Assis Brasil (Foto: Dionizio Bertolino/SEE)

Publico prestigiou evento lotando as arquibancadas montadas na avenida principal de Assis Brasil (Foto: Dionizio Bertolino/SEE)

Na Regional I participam corporações musicais dos municípios de Assis Brasil, Epitaciolândia e Brasileia. A fase estadual acontece dia 25 de agosto, no estacionamento da Arena da Floresta, em Rio Branco, quando participarão as campeãs e vice-campeãs da primeira fase.

Aprimoramento das técnicas – O presidente da Associação de Bandas e Fanfarras do Acre (Abanfacre), Leandro da Silva Muniz, ressalta o aprimoramento das técnicas musicais, a qualidade musical e a integração escola-aluno como a novidade deste ano. “O que temos percebido a cada edição é o aprimoramento do campeonato. A cada apresentação percebemos o empenho das bandas em fazer uma bela apresentação. Este é um espetáculo esperado com ansiedade pela comunidade escolar”, informou.

Quatro bandas se apresentaram na avenida principal do município. A Escola Estadual Iris Celia Cabanellas Zanini teve duas bandas na categoria infantil e juvenil (Assis Brasil), a Escola Kairala José Kairala (Brasileia) e, por fim, a Escola Brilho do Sol Acreano (Epitaciolândia). As duas escolas escolhidas para disputar o campeonato em Rio Branco foram Kairala José Kairala (1º lugar) e Iris Celia Cabanellas Zanini (2º lugar).

Campeonato bem organizado – Segundo Marcelo Brum, um dos jurados do quesito musical, a arte desenvolvida pelas corporações musicais contribui para a geração de valores e atitudes indispensáveis para a formação da cidadania. “O movimento de bandas e fanfarras é forte no Estado do Acre, que, graças ao incentivo do governo, tem se tornado o campeonato mais organizado do Brasil.”

Com sua escola sendo classificada em primeiro lugar, Paulo da Silva Júnior afirma que o resultado veio de muita dedicação e empenho dos integrantes da banda. “Sem descuidar dos estudos, tivemos que dedicar muito do nosso tempo treinando e ensaiando com afinco. O trabalho continua, pois queremos fazer bonito em Rio Branco”, concluiu Paulo.

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter