SEE lança Semana de Conscientização Ambiental

Secretaria de Educação incentiva práticas ambientalmente corretas na instituição (Foto: Dionízio Bertolino)
Secretaria de Educação incentiva práticas ambientalmente corretas na instituição (Foto: Dionízio Bertolino)

SEE incentiva práticas ambientalmente corretas na instituição (Foto: Dionízio Bertolino)

O Mês do Meio Ambiente tem o objetivo de conscientizar e sensibilizar os servidores da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) quanto à necessidade de proteção dos recursos naturais, estabelecendo uma cultura de responsabilidade ambiental.

Serão desenvolvidas diversas atividades lúdicas voltadas à temática ambiental e à divulgação dos procedimentos necessários para a manutenção dos recursos planetários disponíveis, além da preservação e conscientização no ambiente de trabalho.

As ações implementadas estão de acordo com o Projeto de Responsabilidade Socioambiental da SEE, atuando em conjunto com o questionário educacional aplicado recentemente a todos os setores da secretaria.

Com isso, os servidores terão a oportunidade de acompanhar a continuidade de outras campanhas iniciadas no passado, como a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que trabalha, entre outras ações, a redução do consumo e o desperdício de papel, copo descartável e energia elétrica.

Leia mais

Exposição Acre no Caminho da Sustentabilidade promove consciência ambiental entre os acreanos

Nascer-Plantar e preservar o meio ambiente: uma ideia que veio para ficar

Instituto Dom Moacyr participa da Feira de Sustentabilidade

Durante a abertura do Mês do Meio Ambiente, na sede da SEE, foi apresentada uma peça teatral na qual o público conheceu os personagens “Edu” e “Cadinha”, que contaram histórias divertidas do cotidiano e ressaltaram a necessidade de preservar o ambiente de trabalho respeitando o ecossistema.

A diretora de Gestão da SEE, Rita Paro, representou o secretário Daniel Zen durante a solenidade de abertura, com um discurso que incentiva os funcionários a adotarem ações simples no dia-a-dia, como separar o lixo corretamente. “Cada setor pode fazer a sua parte, como, por exemplo, trazendo seu próprio copo ou caneca, e evitar o desperdício de copos descartáveis. São medidas simples que minimizam os efeitos maléficos no meio ambiente”, explicou a diretora.

No encerramento, os funcionários receberam sementes de girassóis e fizeram um ato simbólico ao dar as mãos, comprometendo-se em propor ações de combate ao desperdício e de redução de consumo e custos, visando minimizar e eliminar os impactos ambientais negativos gerados durante a jornada de trabalho.

A coordenadora Humanização da SEE, Conceição Moura, ressaltou a importância do evento no processo de humanização. “Teremos uma perspectiva de mudança de comportamento e de atitudes, participando diretamente da humanização e estimulando todos na busca de soluções concretas para os problemas ambientais que ocorrem no nosso dia-a-dia, principalmente no nosso local de trabalho, melhorando a qualidade ambiental”, enfatizou.

5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente também é  conhecido como WED (World Environment Day) e foi criado em 1972 durante conferência na Suécia. A cada ano, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) escolhe um país para receber as celebrações globais.

A data é celebrada de várias maneiras – paradas e concertos, competições ciclísticas ou até mesmo lançamentos de campanhas de limpeza nas cidades -, sendo aproveitada em todo o mundo para chamar a atenção sobre a necessidade urgente de ações que ajudem a melhorar a qualidade de vida e a relação do ser humano com o planeta.

Este ano, o Brasil será o país sede da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O tema de 2012 para o Dia Mundial do Meio Ambiente é “Economia Verde”, que abordará as opções econômicas socialmente mais inclusivas e menos impactantes para os ecossistemas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter