Ações entram em consenso com a agenda do Plano Nacional de Educação
Disponibilizar os processos que geram a crescente melhora do ensino na rede pública do Estado do Acre é uma das metas da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), e uma das ações colocadas em prática este ano foi o plano de assessoria aos municípios em relação à Educação Infantil, que pretende, até o ano de 2016, matricular todas as crianças de 4 a 6 anos nas pré-escolas acreanas.
Em parceria com as secretarias municipais e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a SEE elaborou um programa de formação continuada para fazer com que cada município tenha uma rede de formadores capacitados, objetivando efetivar a melhora e a qualidade das escolas de Ensino Infantil municipais. Para os três encontros realizados este ano, foram discutidos com a presença de todos os secretários municipais do Estado o planejamento da formação e a disponibilização do material de apoio, fornecido, em conjunto com a assessoria educacional, pela SEE.
Através da colaboração entre a SEE e as secretarias municipais, poderão ser compartilhadas metodologias que serão aplicadas nas instituições de ensino. Josenir Calixto, diretor de Ensino da SEE, reafirma a importância de buscar novas parcerias que contribuam para a melhora educacional do Acre. “Acreditamos que o bom relacionamento com as outras secretarias é parte fundamental na realização de projetos que auxiliam no aumento qualitativo de nossos profissionais da educação”, disse Calixto.
Lígia Ribeiro, coordenadora de ensino, explica que a formação vai contribuir na qualidade dos profissionais de ensino do Estado, o que garante uma melhor disseminação do ensino qualitativo na formação educacional das crianças. “Nós estamos dividindo responsabilidades para obter mais qualidade no ensino dos nossos municípios”, disse a coordenadora.
Todas essas medidas entram em consenso com a agenda do Plano Nacional de Educação (PNE), cujos principais objetivos são a universalização do ensino de quatro a 17 anos e a ampliação do acesso e do atendimento em todos os níveis educacionais, incentivando a formação inicial e continuada de professores e profissionais da educação em geral para aumentar a diversificação de conteúdos curriculares e combater a defasagem idade-série.