SEE e Ufac realizam aula inaugural do curso de Matemática em Acrelândia

Reitor da Ufac e diretora de Inovação da SEE com a caloura Thaine Moura (Foto: Mágila Campos)

Os cidadãos de Acrelândia (114 quilômetros de Rio Branco) prestigiaram um grande momento para a cidade: a aula inaugural do curso de Licenciatura em Matemática, para 50 estudantes locais.

A graduação está sendo ofertada na modalidade a distância (EAD) pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e é fruto da parceria firmada entre a instituição e a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), por meio do Centro Estadual de Educação Permanente (Cedup), com a prefeitura local.

A solenidade de abertura da turma foi no Cedup da região, na última sexta-feira, 11, contou com a participação dos agora universitários federais, além de representantes das três instituições e também autoridades da região.

Ao receber o kit, Thaine comemora a conquista (Foto: Mágila Campos)

Emocionada, a caloura Thaine Moura diz que o momento simboliza a concretização de um desejo antigo. “Era o sonho da minha vida ser uma aluna da Ufac, agora eu sou da federal. Não tenho palavras para descrever a emoção que estou sentindo. Até chorei já”, conta.

Durante o evento, o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, disse que a oferta da graduação representa um marco para a instituição e para o Estado.

“É a primeira graduação que a universidade está oferecendo nessa nova modalidade de ensino. Na prática, significa o cumprimento do papel social que cabe à universidade. Estamos descentralizando a Ufac para atender também o interior”, destaca Kinpara.

A diretora de Inovação da SEE, Cleide Prudêncio, lembrou que foi um longo processo para poder ofertar o curso no município e que só foi possível graças aos esforços do governo do Estado.

“O que estamos fazendo aqui é fruto de uma longa jornada, um processo de muitas mãos envolvidas. Sabemos que é um desafio oferecer ensino a distância na Região Norte, mas o governo e a Ufac assumiram o compromisso e hoje celebramos esta conquista”, destaca.

Reitor disse que o curso é um marco no calendário da instituição (Foto: Mágila Campos)

O curso

A graduação terá a duração de quatro anos. Apesar de ser oferecido em EAD, terá também encontros presencias com professores da Ufac. A turma de Acrelândia é uma das quatro que iniciaram este mês nos polos do Cedup acreanos. Isso porque foram disponibilizadas 200 vagas, distribuídas em quatro localidades – Acrelândia, Xapuri, Sena Madureira e Feijó -, cada uma com 50 vagas.

A graduação visa proporcionar formações de nível superior sem que os acreanos precisem se deslocar até os campi da capital ou do Juruá. Busca ainda preparar profissionais para atuar na rede básica de ensino na área de ciências exatas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter