SEE e parceiros realizam clico de palestras sobre cursos profissionais e superiores

Iniciativa tem boa aceitação na comunidade escolar (Foto: Dionízio Bertolino/SEE)

Iniciativa tem boa aceitação na comunidade escolar (Foto: Dionízio Bertolino/SEE)

A Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE) iniciou, neste mês, palestras em escolas de Ensino Médio da capital sobre ensino profissional, técnico e superior. A atividade é desenvolvida em parceria com o Instituto Dom Moacyr (IDM), o Instituto Federal do Acre (Ifac), Secretaria Estadual de Turismo (Setul) e Universidade Federal do Acre (Ufac).

O principal objetivo é familiarizar os jovens com o mundo do trabalho, introduzindo noções sobre o funcionamento, as possibilidades e vantagens de uma qualificação profissional de qualidade e gratuita, após o término do Ensino Médio, em conjunto com os cursos de nível superior.

Segundo Rita Paro, Diretora de Gestão Institucional da SEE, a iniciativa nasceu depois que os diretores enxergaram a necessidade em dar um direcionamento aos jovens que estão concluindo o Ensino Médio. “Depois de várias reuniões com os diretores das escolas, percebemos a necessidade de informar e direcionar esses jovens que ainda estão no ensino médio, para que eles saibam que cursos são ofertados e em quais instituições públicas esses cursos são oferecidos”, afirmou a Diretora de Gestão.

Para o Secretário da SEE, Daniel Zen, as apresentações de aumento curricular são essenciais para ampliar os conhecimentos e práticas dos estudantes. “Em alguns momentos, nossos alunos se encontram desanimados com os planos para o futuro, incluindo a continuidade dos estudos na faculdade. Essa falta de perspectiva não é produtiva, e essas orientações previnem possíveis desistências profissionais e acadêmicas”, enfatizou Zen.

Até o momento, as palestras foram ministradas em mais de 12 escolas. Segundo a Gerente de Desenvolvimento Institucional do IDM, Thaís Moura, “é uma oportunidade que o governo está proporcionado para que esses jovens conheçam como funciona cada instituição educacional. Por meio da oferta de cursos superiores e de tecnologia, estas instituições exercem o papel social de tirá-los dos perigos das drogas e da marginalização”.

A participação da comunidade escolar

Alunos como João Paulo aprovaram a iniciativa: "Não basta ter apenas um diploma" (Fotos: Dionízio Bertolino/SEE)
Alunos como João Paulo aprovaram a iniciativa: "Não basta ter apenas um diploma" (Fotos: Dionízio Bertolino/SEE)

Alunos como João Paulo aprovaram a iniciativa: “Não basta ter apenas um diploma” (Fotos: Dionízio Bertolino/SEE)

Em visita ao Colégio Estadual Barão do Rio Branco (Cerb), os alunos das três séries do Ensino Médio foram contemplados com o ciclo de palestras. A diretora Silzete Teixeira afirma que iniciativas como essas são sempre bem vindas. “Além dos cursos da faculdade, é bom o aluno saber que existem outros pontos de aprimoramento do currículo, que ocorre por meio de cursos profissionalizantes”, disse a gestora.

O aluno João Paulo, do segundo ano, pretende prestar o Enem para Biologia, mas se interessou pelas chances de melhorar o currículo, ao mesmo tempo em que dá continuidade aos estudos. “Hoje, o mercado de trabalho é muito competitivo. Não basta ter apenas um diploma universitário, é preciso ter habilidades diversificadas para se sobressair dos demais”, declarou o estudante.

Os alunos da escola Heloisa Mourão Marques, localizada na baixada do sol, também receberam a visita dos representantes destas instituições. Mesmo com o auditório lotado, os alunos ficaram atentos para as explicações dos mediadores e já sonhando com o futuro promissor que se aproxima.

Karoline Nascimento, aluna de 17 anos do terceiro ano, afirmou que a iniciativa é valida e fez uma avaliação positiva. “É uma oportunidade para conhecermos os cursos que não são divulgados pelas instituições, pois nos dá um incentivo, direcionamento e conhecimento para fazer um curso superior. Estou muito contente em saber dessas oportunidades e que posso realizar o meu sonho de cursar a faculdade de nutrição aqui, na minha cidade”.

“A sociedade vive numa fase de competição e buscamos alternativas para preencher as nossas necessidades, em especial no campo da educação. Então cabe a nós proporcionar essas alternativas, encaminhá-los para o futuro promissor, dentro das condições que temos”, disse o diretor da escola Heloisa Mourão Marques.

As visitas, nesta primeira etapa, seguem até dia 31 deste mês. As palestras serão realizadas em todas as escolas da capital e beneficiará mais de dois mil alunos matriculados no ensino médio.

{xtypo_rounded2}

Escolas contempladas

Humberto Soares da Costa

José Rodrigues Leite

José Ribamar Batista

Boa União

Lourival Sombra

CERBR

Alcimar Nunes Leitão

Armando Nogueira

Heloísa Mourão Marques

Instituto Lourenço Filho

Dr. João Batista Aguiar

Escolas que ainda serão visitadas

Clícia Gadelha

Sebastião Pedrosa

Glória Perez

Leôncio de Carvalho{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter