Festa de premiação está marcada para o dia 2 de agosto
“Estou sem palavras. É muito gratificante ver nosso trabalho reconhecido”. Foi assim que a diretora da Luiza Batista de Souza, Maria Lúcia, recebeu a notícia que sua escola estava entre as dez finalistas da 9 º edição do Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar 2008 divulgado nesta quarta-feira, 14, pela Secretaria de Estado de Educação.
Este ano, 25 escolas de vários municípios acreanos enviaram projetos. Entre os dez trabalhos selecionados para concorrer à premiação final, sete são de Rio Branco, dois do município de Feijó e um de Brasiléia. A cerimônia da grande final está marcada para o próximo dia 02 de agosto, no Teatro Plácido de Castro (Teatrão).
A escolha dos projetos finalistas foi realizada pelo Comitê Estadual do prêmio formado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Colegiado de Diretores de Escolas Públicas Estaduais (Codep), Sindicatos dos Trabalhadores em Educação do Acre e (Sinteac), Sindicato dos Professores Licenciados e do Conselho Estadual de Educação, que avaliou nesta primeira etapa itens como o plano de melhorias da instituição, relatório do processo de auto-avaliação, justificativa da candidatura entre outros.
Para o assessor de gestão da SEE, Luiz Reis, a qualidade dos trabalhos foi bem superior aos da edição anterior. “Este ano os gestores apresentaram trabalhos bem elaborados e criativos, obedecendo às normas técnicas, o que tornou as avaliações mais criteriosas”, afirmou o assessor.
Após a primeira etapa, equipes do comitê realizarão visitas às finalistas com o objetivo de conhecer as experiências das escolas e fazer um amplo processo de julgamento, no qual se avaliará questões relativas às gestões pedagógicas, participativas, de pessoas, resultados educacionais e de serviços.
O Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar tem como meta, estimular a melhoria do desempenho da escola pública e o sucesso da aprendizagem dos alunos, identificando e reconhecendo estabelecimentos de ensino que estejam desenvolvendo boas práticas de gestão.
{xtypo_rounded2}
Veja a relação de finalistas
Cel. Manoel Fontenele de Castro – Brasiléia
Centro de Ensino Especial Dom Bosco – Rio Branco
Francisco Salgado Filho – Rio Branco
Luiza Batista de Souza – Rio Branco
Maria Raimunda Balbino – Rio Branco
Monteiro Lobato – Rio Branco
Nanzio Magalhães – Feijó
Terezinha Kalume – Rio Branco
Serafim da Silva Salgado – Rio Branco
Vicente Celso Brandão – Feijó {/xtypo_rounded2}