SEE apoia o Ceanom com fornecimento de merenda escolar

O Centro Educacional Adiles Nogueira Maciel (Ceanom) a partir desta sexta-feira, 20, recebe o apoio do Núcleo da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (NSEE) em relação ao fornecimento de merenda escolar para seus 245 alunos. O Ceanom tem como entidade mantenedora a Associação Comercial do Alto Juruá (ACAJ) e sobrevive de doações de voluntários em sua maioria comerciantes ligados à ACAJ.

Existente há 15 anos, o Ceanom funcionou durante muito tempo como escola profissionalizante para estudantes carentes, em sua maioria moças. Hoje muitas ex-alunas estão trabalhando, algumas já constituíram família. Desde o ano passado a entidade firmou um convênio com o governo federal, tornando-se um local denominado: Ponto de Cultura Circuito Cultural do Juruá. Nessa situação, continua o apoio a estudantes com oficinas permanentes de música (violão, teclado, bateria), capoeira, teatro e informática (arte digital). Os alunos de escolas públicas participam do Ceanom  no contraturno: quem estuda de manhã vai à tarde para o Ceanom e quem estuda no período da tarde frequenta o Ceanom pela manhã.

O coordenador de Educação em Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, conta que o fornecimento de merenda foi um pedido do presidente da ACAJ, Marcos Venício Alencar, e da responsável pelo Ceanom, Agamedina Sales, que é também a presidente do Conselho Empresarial da Mulher, ligado à ACAJ.

Para ele, apoiando o Ceanom, a SEE incentiva a prática da escola integral. O cardápio dos alunos do Ceanom será o mesmo dos alunos das escolas públicas estaduais, com produtos regionais saudáveis. Cada dia da semana tem uma merenda diferente preparada pela nutricionista da SEE.

Segundo Lima, 30% da merenda escola vem dos produtores rurais da região, e isso se deve à licitação na modalidade ‘chamada pública’, que permitiu que as cooperativas de produtores participassem. “Isso ajuda o produtor e garante melhor qualidade de produtos para a merenda escolar.”

Iniciantes mostram o que aprenderam

No encontro, ocorrido hoje de manhã no Ceanom, para o anúncio oficial da parceria com a SEE, os alunos, embora iniciantes, já tiveram o que mostrar aos convidados. Fizeram apresentações de capoeira e teatro de bonecos, abordando temas dos avanços que a sociedade cruzeirense teve com as realizações do governo do Estado, como a Ponte do Juruá, o Hospital do Juruá, o programa Ruas do Povo, o estádio Arena do Juruá e outros. Ao final, os músicos iniciantes com violões, teclados e bateria, executaram a música “Pra não Dizer que Não Falei das Flores”, de Geraldo Vandré.

O presidente da ACAJ, Marcos Venício, recordou sua infância difícil. Ele disse que não pode ver uma criança com fome e, reconhecendo a importância do trabalho realizado pelo Ceanom, fez a reivindicação do fornecimento de merenda ao núcleo da SEE, entendendo que os alunos terão melhor aproveitamento nas oficinas.

Ele diz que o Ceanom trabalhou muitos anos quase que no anonimato, mas, como o que é bom merece divulgação, a entidade vai ter um comportamento mais dinâmico a partir de agora e, com os apoios conseguidos, vai procurar aumentar o número de alunos beneficiados.

A responsável pelo Ceanom ficou muito satisfeita com o anúncio oficial do apoio da SEE. “A merenda sempre foi preocupação nossa. Ela existia através de doações, mas a merenda é cara e tínhamos carências. Para nós, é de grande significado essa parceria e só posso agradecer ao governo do Estado.” Os alunos do turno da manhã recebiam a merenda escolar por volta das 9 horas  e eram dispensados, mas agora, por exigência do governo, segundo Agamedina, ficarão mais uma hora e meia com atividades de reforço escolar.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter