O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), realizou, durante os dias 18 e 19 deste mês, a I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional do Acre, na Usina de Comunicação e Arte João Donato.
A conferência, que precede a etapa nacional, a ser realizada em dezembro, visa debater a construção de princípios e diretrizes para reformulação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), por intermédio da concertação federativa e social, com o tema “Desenvolvimento Regional para a Integração Nacional”.
“A I Conferência é uma iniciativa do Ministério da Integração, que busca trabalhar o desenvolvimento levando em consideração as peculiaridades e as especificidades de cada região. O objetivo é visualizar o desenvolvimento do país e das diversas regiões e identificar quais são os processos que já apontam o desenvolvimento da Região Norte, em particular o Acre”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, Antônio Torres.
A sociedade civil e o poder público participaram do evento, como o assessor-chefe da Presidência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Aristides Monteiro Neto, o presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Raimundo Angelim, e Georgett Motta Cavalcante, diretora da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e representante do Ministério da Integração.
Durante o encontro, alguns eixos temáticos foram apresentados, como Governança, Participação Social e Diálogo Federativo, Financiamento do Desenvolvimento Regional, Desigualdades Regionais e Critérios de Elegibilidade e Vetores de Desenvolvimento Regional Sustentável.
Na quarta-feira, as atividades envolveram os temas de contextualização, metodologia e Regimento Interno, eixos temáticos, eleição dos Delegados e Priorização dos Princípios e Diretrizes Gerais da Conferência.