Seds fortalece Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família

Equipe da Seds na busca ativa às famílias em situação de vulnerabilidade social (Foto: Assessoria Seds)

Equipe da Seds na busca ativa às famílias em situação de vulnerabilidade social (Foto: Assessoria Seds)

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) vem realizando um ciclo de oficinas sobre Saberes e Práticas do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), nos municípios do interior. O objetivo das capacitações é a formação dos trabalhadores e equipes municipais de Assistência Social, para a realização das atividades e serviços de proteção social básica à família.

O Serviço de Paif é um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura dos laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos.

Na última semana, Sena Madureira recebeu a equipe da Seds, que reuniu cerca de 50 profissionais, entre técnicos, gestores municipais da Assistência Social, trabalhadores dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Centros de Referência da Assistência Social (Cras), representantes da área da saúde, educação, Funai, Conselhos Tutelares e coordenadores dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, para juntos discutirem as ações intersetoriais que priorizem o atendimento integral às famílias em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a assistente social Kivia Menezes, que atua na equipe do Cras, a capacitação é necessária e imprescindível para os trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) e executores da Política de Assistência Social, no âmbito municipal.

“Acredito que muitos profissionais desconheciam os serviços, como também critérios e objetivos de alguns programas. A dinâmica das capacitações contribui significativamente para o compartilhamento de informações, de forma clara e objetiva”.

O governo do Estado, por meio da Seds, está em constante acompanhamento dos municípios para a execução das ações na área social. As oficinas do Paif já aconteceram em 16 municípios e, segundo a coordenadora do Serviço na Seds, assistente social Patrícia Campos, o trabalho social do Paif é de grande importância, pois amplia o universo de informações e proporciona novas vivências às famílias usuárias do serviço.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter