Sede do PNI no Acre terá capacidade de armazenamento de vacinas dobrada

O PNI fortaleceu a organização e coordenação das ações de vacinação (Foto: Assessoria Sesacre)
O PNI fortaleceu a organização e coordenação das ações de imunização (Foto: Assessoria Sesacre)

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é responsável pela organização da política de vacinação da população brasileira. Em Rio Branco, a sede do programa passa por uma reforma, que deve dobrar a capacidade de armazenamento da rede de frio do Acre. As ações de vacinação no Estado têm sido cada vez mais intensificadas para erradicar os casos de doenças transmissíveis e surtos epidemiológicos.

Localizada na Travessa do Hemoacre, a sede armazena todos os imunobiológicos que são dispensados para os 22 municípios. Segundo a gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica do Estado, Alissandra de Araújo, com os investimentos de mais de R$ 1 milhão, dos governos federal e estadual, o local terá mais estrutura para aumentar a quantidade de frio acondicionado.

“Com esses recursos em ampliação, teremos um acondicionamento melhor, além de mais qualidade de distribuição, tendo em vista que será instalada a câmara fria e teremos disponíveis os caminhões frigoríficos”, explica Alissandra.

Trajetória do PNI no Acre

Nas décadas de 1980 e 1990, o PNI/Acre, ainda sem sede própria em Rio Branco, funcionou, temporariamente, como anexo da Central de Medicamentos (Ceme), depois passou a funcionar no espaço do extinto Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição (Inam), seguindo, depois, para o anexo do Hospital Infantil.

Em 1999, no então governo de Jorge Viana, a sede do PNI mudou para o prédio do Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social (Inamps), onde  funcionou por um período de um ano. A partir de 2000, funcionou na sede da Vigilância Epidemiológica e, em 2004, já em sede própria, mudou-se para o endereço Travessa do Hemoacre, ao lado da Central de Medicamentos, onde está até hoje.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter