Secretários de Estado debatem fortalecimento do turismo na região amazônica

Encontro faz parte das atividades da Feira Internacional da Amazônia, que acontece em Manaus

seminrio_3.jpg

Secretários trabalham na promoção da Amazônia na eleiçaõ das Sete Maravilhas da Natureza (Foto: Angela Peres / Secom)

Potencializar e tornar viável o turismo da região da Amazônia, alem  de identificar e discutir iniciativas em curso com potencial para alavancar o turismo. Este é o objetivo do seminário Turismo na Amazônia: Dinâmicas em Curso para sua Alavancagem e Rodada de Integração Produtiva. Diversas frentes de trabalho estão em desenvolvimento para ampliar as ações referentes ao tema. Há quatro anos foi concluído o estudo do Programa de Desenvolvimento de Ecoturismo da Amazônia (Proecotur).

No encontro desta quinta-feira, 11, o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Cassiano Marques, apresentou o painel Iniciativas eEstratégicas para o Desenvolvimento da Amazônia. Em pauta o produto Amazônia e o mercado turístico, Destinos indutores do turismo, Oportunidades de turismo sustentável em meio aos entraves da Amazônia e também Áreas protegidas e ecoturismo Amazônico: integrando o capitalismo e a conservação.

A atividade faz parte da programação da quarta edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM), que acontece em Manaus entre os dias 10 e 13 de setembro, no Studio 5. De acordo com Cassiano Marques os encaminhamentos serão distribuídos aos Estados, para que possam ser transformados em políticas públicas capazes de ampliar as potencialidades turísticas da região.

A integração e a soma de esforços para promover o setor na região amazônica fizeram com que os representantes de cada Estado formassem um órgão de fomento com base em ações sistemáticas. A Agência tem a função de articular e executar políticas conjuntas. O estatuto já foi aprovado, restando a Assembléia de Fundação que acontece em outubro.

Os gestores já realizaram estudos e pesquisas na região amazônica definindo quatro eixos prioritários. Sendo a gestão, comercialização e roteiros, captação de eventos e a necessidade de promoção conjunta. “Existe a necessidade real de ampliarmos a busca por mercados. As pessoas precisam se sentir motivadas, além de terem facilidades como preço e comodidade”, destacou Virgílio Carvalho.

Amazônia concorre ao título das Novas Sete Maravilhas do Mundo

Durante o seminário realizado na manhã desta quinta-feira, Cassiano lembrou que a Amazônia está concorrendo ao título das Novas Sete Maravilhas do Mundo. De acordo com a apuração preliminar, a região está em sexto lugar, o único destino brasileiro entre os mais votados. Depois de eleger as sete maravilhas do mundo, entre elas o Cristo Redentor no Brasil, a Ong Suíça New Seven Worders realiza essa nova campanha.

A biodiversidade, a pluralidade dos povos e as belezas dos rios e florestas são os maiores atrativos e itens de competição com os demais candidatos do mundo todo. Também concorrem representando o Brasil a ilha de Fernando de Noronha, Cataratas de Iguaçu, Monte Roraima e Pantanal. “Esta é mais uma forma para promover a divulgação que esse destino precisa”, finalizou Cassiano.

A eleição das novas sete maravilhas da natureza está dividida em duas etapas. Na primeira serão selecionadas 21 maravilhas finalistas, pelo voto popular. Na segunda fase, que se inicia em janeiro de 2009, as finalistas serão novamente submetidas ao voto pela internet para escolha das Novas Sete Maravilhas da Natureza. O resultado será divulgado em 2010. Para maios informações, acesse o site www.natural7wonders.com. E para votar na Amazônia, www.wonderamazon.com.

Leia o que já foi publicado sobre a FIAM 2008


 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter