Secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social participa de conferência no Acre

Rômulo Paes e o governador Tião Viana participaram da abertura do evento que visa consolidar o Sistema Único de Assistência Social

conferencia_estadual_de_assistencia_social_foto_sergio_vale_10.jpg
conferencia_estadual_de_assistencia_social_foto_sergio_vale_27.jpg
conferencia_estadual_de_assistencia_social_foto_sergio_vale_29.jpg

O governador Tião Viana e o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Rômulo Paes, participaram da abertura da conferência (Foto:Sérgio Vale/Secom)

Representantes de todos os municípios do Acre e do poder público estão reunidos desde a manhã desta quinta-feira, 25 para participar da VII Conferência Estadual de Assistência Social, que se encerra na sexta-feira, 26. O evento, que acontece no auditório da FIRB/FAAO, tem como objetivo buscar meios para consolidar o Sistema Único de Assistência Social (Suas).

O governador Tião Viana e o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Rômulo Paes, participaram da abertura da conferência demonstrando total sintonia entre os governos do Estado e federal em investimentos nas políticas de inclusão da população de baixa renda.

Além de Tião Viana e Rômulo Paes, estavam presentes o secretário Estadual de Ação Social e Cidadania Antônio Torres; Evandro Luzia, representando o prefeito Raimundo Angelim, Írio Conte, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e representantes dos conselhos participantes do evento.

“O grande desafio de uma sociedade é perceber, do ponto de vista moral, se ela consegue ser solidária, se o governo consegue estar do lado de quem mais precisa, e o governo do ex-presidente Lula marcou a história do Brasil fazendo a opção pelos pobres, e o governo da presidente Dilma, só este ano, está colocando no orçamento mais R$ 6 bilhões para a política de assistência social no MDS junto com a ministra Tereza Campello”, ressaltou o governador.

O secretário Rômulo Paes, durante sua participação na conferência, afirmou que as soluções que o Acre tem desenvolvido para reduzir as desigualdades e transformar o Estado são criativas e têm obtido resultados muito importantes.

“A presidente Dilma e a ministra Tereza Campello [do MDS] estão muito interessadas nas soluções do Acre para área de inclusão que o Brasil pode fazer de melhor”, observou Paes.

Unidos podemos mais

Tião Viana observou que o governo da presidente Dilma Rousseff ousou apresentar o plano Brasil Sem Miséria, que propõe a erradicação de 16 milhões de pessoas que vivem na faixa de extrema pobreza.

“Eu me sinto orgulhoso como governador em poder ter essa parceria com o governo federal, e se Deus quiser nós vamos fazer um bonito trabalho ao longo desses quatro anos”, comentou Tião Viana.

O secretário Antônio Torres declarou que a conferência tem sentido quando toda a sociedade civil se mobiliza, como foi neste caso. Ele disse ainda que a vinda do secretário-executivo do MDS exemplifica o respeito que a presidente Dilma tem pelo Acre.

“Discutir meios para melhorar a assistência à população é muito importante. Assistência social é mais do que apenas dar um sacolão a uma família. É dar condições para que a pessoa tenha uma vida digna”, avaliou o secretário Torres.

conferencia_estadual_de_assistencia_social_foto_sergio_vale_48.jpg

Além de Tião Viana e Rômulo Paes, estavam presentes o secretário Estadual de Ação Social e Cidadania Antônio Torres; Evandro Luzia, representando o prefeito Raimundo Angelim e Írio Conte, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Foto:Sérgio Vale/Secom)

Contudo, mesmo diante de resultados obtidos nas conferências, o governador avalia que ainda é preciso avançar ainda mais.

“Nós temos que ter a porta de entrada das pessoas, na acolhida do Estado: federal, estadual e municipal, mas queremos a porta de saída, e essa é a grande preocupação. Nós não queremos só o CAD Único, não queremos só  o Bolsa Família. Nós queremos trabalho, renda, emancipação das famílias. O grande desafio é avançarmos mais nessa caminhada. O governo do Acre está se preparando com programas de compras antecipadas, garantia de compras de produtos gerados pela classe trabalhadora para a merenda escolar. Isso nos dá esperanças”, concluiu Tião Viana.

Secretário-executivo visita Hospital das Clínicas

Ainda na manhã  desta quinta-feira, 25, o secretário-executivo Rômulo Paes visitou o Hospital das Clínicas (HC) acompanhado pelo governador. Tião Viana mostrou ao representante da presidente do Ministério do Desenvolvimento Social a ala do HC onde são atendidos os pacientes que participam do programa Cuidando dos Seus Olhos.

Rômulo Paes e Tião Viana conversaram com pacientes e assistiram a algumas cirurgias de remoção de catarata no Centro Cirúrgico. O secretário-executivo ficou entusiasmado com a iniciativa do governo do Acre, que tem como principal objetivo atender idosos de baixa renda que precisam de cirurgias de catarata.

“Essas cirurgias devolvem a dignidade dessas pessoas, que por muitos anos ficaram impedidas de fazer coisas simples, como atravessar uma rua, ler um livro ou fazer um café em casa porque não conseguiam enxergar direito”, comentou Tião Viana.


Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter